UniRede realiza Seminário Regional – Região Sul

No 31 de julho, próxima sexta-feira, acontecerá o Seminário Regional UniRede – Região Sul e instituições associadas, com o tema “Docência na era digital: experimentando novas práticas”. O evento será promovido virtualmente, das 08h30 às 12h00, e contará com o apoio do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da Universidade Estadual de Maringá e da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação à Distância (CIPEAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e será aberto à toda a comunidade acadêmica e demais interessados.

Os seminários regionais UniRede são eventos realizados anualmente em cada região do país, com o objetivo de atualizar os associados e potenciais associados (Instituições que ainda não fazem parte da UniRede) sobre as ações que a instituição vem desenvolvendo. Além disso, são promovidas discussões temáticas relacionadas aos objetivos da Associação.

Por meio dos debates realizados durante o seminário, conclusões são alcançadas, registradas e encaminhadas para aprofundamento e integração com as demais regiões no Seminário Nacional, no Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e no Congresso Internacional de Educação Superior à Distância (CIESUD), que em 2020 ocorrerão dos dias 09 a 13 de novembro. Com isso, o Seminário permite identificar as demandas regionais, ao mesmo tempo que propicia espaços de formação e a divulgação das ações da UniRede.

As palestras ficarão por conta da Profa. Dra. Mara Mára Lúcia Carneiro (UFRGS) – Representante da Região Sul (CCP/UniRede), e tratará sobre o tema “Relato das ações UniRede”; do Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins (UFLA), que debaterá sobre o artigo “COVID-19: será o fim da Educação a Distância?”; e do Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro (IFSul), que atuará como moderador no debate com representantes institucionais Região Sul/UniRede.

Mais informações sobre a inscrição: https://doity.com.br/seminario-regional-unirede-sul-2020

Conheça os palestrantes

Ronei Ximenes Martins (Universidade Federal de Lavras) – Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco na linha de pesquisa Avaliação em Psicologia Educacional (2008) e licenciado em Matemática pela UEMG-FEPESMIG (1996) é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais/Brasil. Atua nas áreas de formação de professores e de educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. É pesquisador com interesse em tecnologia educacional, formação de professores, inovação pedagógica e gestão do ensino superior. Atua como docente em cursos de licenciatura e programas de pós-graduação . Está pró-reitor de graduação da instituição no período 2016-2020.

Mára Lúcia Fernandes Carneiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Psicologia) – Doutora em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS, Mestre em Ciência da Computação (PUCRS), Especialista em Informática na Educação e Metodologia do Ensino Superior (PUCRS). Professora Associada IV do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade. É a representante institucional da UFRGS junto a Associação Universidade em Rede – UniRede, onde participa do Conselho de Coordenação Política como Representante da Região Sul.

Luis Otoni Meireles Ribeiro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense) – Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS). Atual representante dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Conselho de Coordenação Política da UniRede.

Posted in Notícias, Seminários Regionais.