MEMES PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INFÂNCIA E CONSUMO

Autores

  • Edna Araujo Oliveira UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6.1.431

Palavras-chave:

Pedagogia, Infância e Consumo, Cultura Digital, Memes

Resumo

Este artigo apresenta a experiência desenvolvida na oficina “Consumo e Infância” no curso de Pedagogia, cujo objetivo nuclear foi o de aprofundar a discussão em torno dos temas Contemporâneos da Educação Infantil, considerando uma compreensão crítica do ato de estudar e do fazer docente com os temas transversais e urgentes ao currículo. O foco do artigo se desdobra no espectro da cultura digital, autoria na produção de conhecimento com a teoria mimética de Ricouer e na elaboração de memes educativos. A avaliação do processo de aprendizagem foi pautado na tríplice mimese. O resultado possibilitou demonstrar que os processos de criação de conhecimento no âmbito da cultura digital, conectados aos temas contemporâneos sociais possuem grande potencial a ser explorado na educação.


Biografia do Autor

Edna Araujo Oliveira, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no Centro de Educação a Distância- CEAD na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, Mestra em Educação, Comunicação e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGE - UDESC, Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação - EED, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com vínculo de professora substituta por dois anos,tem experiência docente na Educação Básica - Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É Pesquisadora colaboradora do Grupo de pesquisa "ITINERA" na UFSC e foi pesquisadora colaboradora no Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias - LANTEC/UFSC também na UFSC.

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação - UFSC, Vice-Líder do Observatório de Práticas Curriculares Itinera - UFSC. Contato: rosezencerny@gmail.com

Referências

AMIEL, Tel; DURAN, Maria Renata. Desafios do Trabalho com Recursos Educacionais Abertos naa Formação Inicial Docente. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.2, n.2. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/66. Acesso em fev.2019.

BORGES, Marilene. A. F. O uso da web 2.0 em cursos de educação a distância: criando novas possibilidades. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012, LISBOA. II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

CARRAHER, Terezinha N.; CARRAHER. David W.; SCHLIEMANN. Analúcia D. Na vida dez, na Escola zero. São Paulo: Cortez Editora, 1988.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CERNY, Roseli Zen. BURIGO, Carla C. TOSSSATI, Nayara M. O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores. Revista Educação Pública. V.25 – nº9. Pg. 341-353. Cuiabá, 2016.

DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo. Companhia das Letras. 2007

ESPERANÇA, Joice Araujo; RIBEIRO, Paula Costa. Comprar, querer e desejar: problematizando as narrativas de crianças dos anos iniciais . Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 2, 759-790, maio/ago. 2014 .

FONTANELLA, Fernando Israel. O que é um meme na Internet? Proposta para uma problemática da memesfera. III Simpósio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2009 - ESPM/SP - Campus Prof. Francisco Gracioso.

GIBSON, Willian. Neuromancer. 3ª Ed. São Paulo: Editora Aleph, 1991.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tabela 1383: taxa de alfabetização das pessoas de 10 anos ou mais de idade por sexo, 2010. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010universo.asp?o=5&i=P>. Acesso em: 06 nov. 2016.

LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu da Costa – São Paulo, Editora 34: 2010 (3ª edição)

MOREIRA, J. António. Cenários Inovadores em (Blended) Elearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.5, n.1. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/50/90. Acesso em fev.2019.

PACHECO, José. TEDxUNISINOS: Experiências Inovadoras na Educação. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=reOEnY8jkjo >. Acesso em: 06 jun. 2016.

RAMALHO, José Antonio. Mídias Sociais na Prática. Campus, 2010.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RENNER, S; NISTI, M. Criança, a alma do negócio. [Filme]. Produção de Marcos Nisti, Direção de Estela Renner. Brasil, Maria Farinha Produções, 2009. AVI 700mb. (49 min). AVI. son. color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n0zK8v245oM (Doc. parcial)

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, v. I. Campinas: Papirus, 1994.

SANTA CATARINA. Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância. Florianópolis, 2009.

SOUZA, Carlos Fabiano de. Memes: formações discursivas que ecoam no ciberespaço.VÉRTICES, Campos dos Goytacazes, volume 15, nº 1, p. 127-148, janeiro a abril de 2013

TORI, Romero. Tecnologia e Metodologia para uma Educação sem Distância. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.2, n.2. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/64/82. Acesso em fev.2019.

Publicado

2019-07-18

Como Citar

Oliveira, E. A., & Cerny, R. Z. (2019). MEMES PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INFÂNCIA E CONSUMO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 6(1), 143-154. https://doi.org/10.53628/emrede.v6.1.431