Profusão terminológica na denominação das práticas pedagógicas da educação básica durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.726

Palavras-chave:

terminologias, pandemia, ensino remoto, educação não presencial, educação básica

Resumo

Este artigo analisa um dos aspectos do contexto educacional vivenciado durante o distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19: a profusão de termos gerados para denominar as ações empreendidas para dar continuidade ao ano letivo na Educação Básica. O objetivo é compreender essas terminologias e refletir sobre as implicações dessas caracterizações para o campo da tecnologia educacional a partir da perspectiva crítica. Foi realizado um estudo documental, de caráter exploratório, abarcando legislações estaduais e os documentos oficiais das Secretarias Estaduais de Educação brasileiras. Os resultados apontam uma diversidade de termos novos sem definições conceituais ou legais e uma ausência quase total da terminologia “Educação a Distância’’.

 

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Biografia do Autor

Daniela Erani Monteiro Will, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil, danielamwill@gmail.com

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Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil, rosezencerny@gmail.com

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Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil, marinabazzo@gmail.com

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Josimar Lottermann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil, josimarlottermann@gmail.com

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Will, D. E. M., Cerny, R. Z., Espíndola, M. B. de, & Lottermann, J. (2021). Profusão terminológica na denominação das práticas pedagógicas da educação básica durante a pandemia de COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.726