LIMITAÇÕES DIGITAIS E SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA EFETIVIDADE DO USO DO SITE TRELLO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Eliza Antonini Schroeder, Décio Bittencourt Dolci

Resumo


Este trabalho analisa as limitações digitais dos usuários na utilização de uma ferramenta de apoio ao planejamento estratégico de uma Secretaria de Educação a Distância de uma Universidade Federal brasileira, com o objetivo de compreender quais limitações podem ser destacadas como os principais impeditivos ao uso efetivo da tecnologia. Desenvolveu-se uma avaliação formativa qualitativa por meio de um estudo de caso, utilizando-se a lente teórica concebida por Bellini (2018) e seus pares de pesquisa. A análise dos dados permitiu entender que a principal limitação encontrada é a limitação comportamental, que se refere à dificuldade do indivíduo em usar a tecnologia ainda que possua um nível elevado de compreensão sobre ela. Como origem dessa limitação, encontram-se problemas interpessoais na equipe, problemas de comunicação e a necessidade de um gestor mais integrado ao fluxo de trabalho do processo de planejamento estratégico da Secretaria.

Palavras-chave


Limitações digitais, Planejamento estratégico, Educação à Distância

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