Papel do comitê científico no ESUD: organização e procedimentos

Autores

  • Eliesé Idalino Rodrigues Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, elieseuapi@gmail.com
  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRG), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, mara.carneiro@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0002-3787-1737
  • Leonardo Ramon Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, leonardoramon@gmail.com
  • Karina Marcon Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, kamarcon@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3842-5296

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.581

Palavras-chave:

Educação a distância. Congresso. UniRede. JEMS.

Resumo

A experiência no acompanhamento e organização do Comitê Científico do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) e Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) tem demonstrado a importância do registro e suporte às comissões locais, responsáveis pela organização desses eventos a cada ano.  A atuação dos representantes da UniRede no Comitê Científico e a equipe do da Universidade Federal do Piauí em 2019 propiciou a sistematização de procedimentos e geração de orientações. Apresenta-se aqui a experiência com o uso do Journal and Event Management System (JEMS), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), adotado como espaço de submissão, avaliação e registro dos trabalhos submetidos ao ESUD, bem como os passos seguidos para a organização do evento em 2019 desde a customização do JEMS até a execução das apresentações e posterior confecção dos anais, visando apoiar novas edições do evento.

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Biografia do Autor

Eliesé Idalino Rodrigues, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, elieseuapi@gmail.com

Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Trabalhos na área de Ecologia e Ficologia (fitoplâncton).

Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRG), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, mara.carneiro@ufrgs.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), especialização em Metodologia do Ensino Superior (PUCRS, 1987) e em Informática na Educação (PUCRS, 1992), mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS (1996) e doutorado em Informática na Educação pela UFRGS (2003). Foi Vice-Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) entre 2010 e 212 e Secretária de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) na gestão 2012-2016. Professora Associada III do Departamento de Psicologia Social e Institucional Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade. Como pesquisadora, os temas de interesse são educação a distância, formação de docentes e tutores para a EaD, produção de objetos de aprendizagem e suas vinculações com a cognição e os processos de subjetivação.

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, kamarcon@gmail.com

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é graduanda em Pedagogia Licenciatura Plena EAD (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores.

Referências

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ESUD/CIESUD. XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - Responsabilidades e Desafios para a Consolidação da EaD. Teresina. Anais [...]. Teresina: EdUFPI, 2019. 1.573p. Tema:

FRAGA, D. C.; OLIVEIRA, J. P. M. de. Biblioteca digital da SBC: disponibilizando os artigos do JEMS através de um provedor de dados compatível com OAI. Workshop de Bibliotecas Digitais, 2., 2006 out., Florianopolis, SC. Anais [...]. II Workshop De Bibliotecas Digitais. Florianopolis: SBC, 2006. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7788/000557003.pdf?sequence= 1&isAllowed=y. Acesso em: 17 fev. 2020.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Rodrigues, E. I., Carneiro, M. L. F., Ramon, L., & Marcon, K. (2020). Papel do comitê científico no ESUD: organização e procedimentos. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 206–224. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.581

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