Extensão Universitária na EaD: além das fronteiras físicas da Universidade

Autores

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação a Distância, Ações extensionistas

Resumo

Este relato tem como objetivo refletir sobre a extensão universitária na Educação a Distância considerando o desenvolvimento das ações extensionistas do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho ora apresentado relata a experiência na coordenação de cursos, programas, projetos e eventos de extensão acadêmica. Tal processo pressupõe difundir o conhecimento produzido dentro da universidade e, ao mesmo tempo, criar condições que possibilitem absorver a cultura da comunidade externa. Dessa forma, conclui-se que a extensão deve fazer parte do cotidiano dos cursos a distância ministrados pela universidade, e, assim como a pesquisa, devem ser inseridos no mesmo horizonte em que são ofertados nos cursos presenciais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Correia de Almeida, CAED - UFMG

Doutoranda e mestre em Estudos Linguísticos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Língua Inglesa e em Tradução. Possui graduação em Letras habilitação em Português, Inglês e Espanhol . É Assessora Pedagógica e responsável pelos projetos de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em tutoria e na produção de materiais didáticos para EAD. Interesses: Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância e Ensino de Línguas.  

Referências

ALONSO, K. M. et al. Aprender e ensinar em tempos de Cultura Digital. EmRede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 152 - 168, 2014. Disponível em:< http://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/16/28> . Acesso em: 07 abr. 2020.

CUNHA, E. J. L. O desenvolvimento das ações de extensão em educação a distância nas universidades públicas brasileiras. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P. 11-15.

CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

FAVACHO, A. M. P. [et al.] (Org.). Aproxime-se/UFMG: a interface da extensão na EaD. Belo Horizonte: Editora CAED/UFMG, 2014.

FERNANDES, E. G.; RAMALHO, M. L. A construção de um programa de extensão universitária na modalidade a distância na DEAD/ UFVJM: perspectivas e possibilidades. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.25-30

FERREIRA, F. [et al.]. PROGRAMA APROXIME-SE 2017: Relatos acerca da vivência da extensão universitária nos polos de Educação a Distância da UFMG. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P. 158-159.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. Educação a distância: o estado da arte, (orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

PAULA, M. E. EmCURTAndo a distância: possibilidades cinematográficas na EaD. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.31-40

PROEX UFMG. Edital PROEX nº 01/2019 fomento de bolsas de extensão para programas e projetos de extensão. Disponível em <https://www2.ufmg.br/proex/Fomento/Pbext-UFMG>. Acesso em 03 mar. 2020.

PUGENS, N. B; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Os processos de ensino atravessados pelas tecnologias digitais. Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 496 - 509, 2018. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/371/396>. Acesso em: 02 abr. 2020.

QUIRINO R., CORRADI, W.; MACHADO, M.R.L. Resultados, Desafios e Perspectivas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Âmbito da UFMG. ln: FALCÃO, B.L. et al. (Org.) ln: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEIOS, ATORES E PROCESSOS. Anais... Belo Horizonte: CAED- UFMG, 2013a., p. 136-145.

QUIRINO, R., CORRADI, W. J. B.; MACHADO, M. R. L. Resultados, Desafios e Perspectivas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da UFMG. ln: FIDALGO, F. et al. (Org.). Educação a Distância: Meios, Atores e Processos. Belo Horizonte: Editora CAED-UFMG, 2013b. p. 163-182. (Volume 1).

SILVA, L. E.; NOGUEIRA, L. A. G.; BARBOSA, C. S. F. Algumas reflexões e apresentação de propostas de programas de extensão para o Ensino a Distância. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.17-24

VIEIRA, M. S. P.; FERREIRA, H. M. Experiência em extensão universitária: projetos interdisciplinares na EaD. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.41-62

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Correia de Almeida, A. C. (2020). Extensão Universitária na EaD: além das fronteiras físicas da Universidade. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 130-144. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/605

Edição

Seção

Dossiê Extensão na Educação a Distância