Extensão Universitária na EaD: além das fronteiras físicas da Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.605

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação a Distância, Ações extensionistas

Resumo

Este relato tem como objetivo refletir sobre a extensão universitária na Educação a Distância considerando o desenvolvimento das ações extensionistas do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho ora apresentado relata a experiência na coordenação de cursos, programas, projetos e eventos de extensão acadêmica. Tal processo pressupõe difundir o conhecimento produzido dentro da universidade e, ao mesmo tempo, criar condições que possibilitem absorver a cultura da comunidade externa. Dessa forma, conclui-se que a extensão deve fazer parte do cotidiano dos cursos a distância ministrados pela universidade, e, assim como a pesquisa, devem ser inseridos no mesmo horizonte em que são ofertados nos cursos presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Correia de Almeida, CAED - UFMG

Doutoranda e mestre em Estudos Linguísticos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Língua Inglesa e em Tradução. Possui graduação em Letras habilitação em Português, Inglês e Espanhol . É Assessora Pedagógica e responsável pelos projetos de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em tutoria e na produção de materiais didáticos para EAD. Interesses: Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância e Ensino de Línguas.

 

Referências

ALONSO, K. M. et al. Aprender e ensinar em tempos de Cultura Digital. EmRede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 152 - 168, 2014. Disponível em:< http://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/16/28> . Acesso em: 07 abr. 2020.

CUNHA, E. J. L. O desenvolvimento das ações de extensão em educação a distância nas universidades públicas brasileiras. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P. 11-15.

CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

FAVACHO, A. M. P. [et al.] (Org.). Aproxime-se/UFMG: a interface da extensão na EaD. Belo Horizonte: Editora CAED/UFMG, 2014.

FERNANDES, E. G.; RAMALHO, M. L. A construção de um programa de extensão universitária na modalidade a distância na DEAD/ UFVJM: perspectivas e possibilidades. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.25-30

FERREIRA, F. [et al.]. PROGRAMA APROXIME-SE 2017: Relatos acerca da vivência da extensão universitária nos polos de Educação a Distância da UFMG. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P. 158-159.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. Educação a distância: o estado da arte, (orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

PAULA, M. E. EmCURTAndo a distância: possibilidades cinematográficas na EaD. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.31-40

PROEX UFMG. Edital PROEX nº 01/2019 fomento de bolsas de extensão para programas e projetos de extensão. Disponível em <https://www2.ufmg.br/proex/Fomento/Pbext-UFMG>. Acesso em 03 mar. 2020.

PUGENS, N. B; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Os processos de ensino atravessados pelas tecnologias digitais. Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 496 - 509, 2018. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/371/396>. Acesso em: 02 abr. 2020.

QUIRINO R., CORRADI, W.; MACHADO, M.R.L. Resultados, Desafios e Perspectivas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Âmbito da UFMG. ln: FALCÃO, B.L. et al. (Org.) ln: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEIOS, ATORES E PROCESSOS. Anais... Belo Horizonte: CAED- UFMG, 2013a., p. 136-145.

QUIRINO, R., CORRADI, W. J. B.; MACHADO, M. R. L. Resultados, Desafios e Perspectivas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da UFMG. ln: FIDALGO, F. et al. (Org.). Educação a Distância: Meios, Atores e Processos. Belo Horizonte: Editora CAED-UFMG, 2013b. p. 163-182. (Volume 1).

SILVA, L. E.; NOGUEIRA, L. A. G.; BARBOSA, C. S. F. Algumas reflexões e apresentação de propostas de programas de extensão para o Ensino a Distância. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.17-24

VIEIRA, M. S. P.; FERREIRA, H. M. Experiência em extensão universitária: projetos interdisciplinares na EaD. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.41-62

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Correia de Almeida, A. C. (2020). Extensão Universitária na EaD: além das fronteiras físicas da Universidade. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 130–144. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.605

Edição

Seção

Dossiê Extensão na Educação a Distância