ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO.

Autores/as

  • Agnes Nogueira Gossenheimer UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Farmácia Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.
  • Mara Lucia Fernandes Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pscicologia
  • Mauro Silveira de Castro UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Farmácia Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.186

Palabras clave:

educação a distância, educação farmacêutica, farmácia clínica,

Resumen

Muitas alterações têm ocorrido na educação da área da saúde, com o intuito de formar profissionais que possam ter um olhar humanístico e possam trabalhar no Sistema Único de Saúde. A Farmácia também sofreu modificações, devido às reformas curriculares, incluindo disciplinas como a de Atenção Farmacêutica. Foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de apresentar os exemplos de experiências presentes no campo de educação a distância, em cursos da área da saúde, para relatar o estado atual da arte, bem como as tendências futuras que podem ser identificadas. A maioria dos estudos encontrados avaliou o desempenho dos estudantes, grau de interação, preferência, satisfação, efetividade, problemas e benefícios relacionados, aceitação, envolvimento, comunicação e carga de trabalho.

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Biografía del autor/a

Agnes Nogueira Gossenheimer, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Farmácia Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010), Mestrado Acadêmico em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS, bolsista CNPQ. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Adesão ao Tratamento, Atenção Farmacêutica, Hipertensão, Diabetes, Dislipidemias, Farmácia Clínica, Avaliações de Tecnologias da Saúde, Educação Farmacêutica e Educação a Distância. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica, é membro da Comissão de Farmácia Clínica do CRFRS e foi Presidente da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS) gestão 20014-2015. Em 2016 recebeu o Prêmio de ?Estudios relativos a Formación y Docencia? no Simpodader Internacional de Granada (Espanha).

Mara Lucia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pscicologia

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), especialização em Metodologia do Ensino Superior (PUCRS, 1987) e em Informática na Educação (PUCRS, 1992), mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS (1996) e doutorado em Informática na Educação pela UFRGS (2003). Foi Vice-Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) entre 2010 e 212 e Secretária de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) na gestão 2012-2016. Professora Associada II do Departamento de Psicologia Social e Institucional Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade. Como pesquisadora, os temas de interesse são educação a distância, formação de docentes e tutores para a EaD, produção de objetos de aprendizagem e suas vinculações com a cognição e os processos de subjetivação.

Mauro Silveira de Castro, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Farmácia Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

Possui graduação em Curso de Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), graduação em Ênfase Em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Farmacologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1996) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, adesão, educação de pacientes, uso racional de medicamentos e assistência farmacêutica. É Coordenador do Curso Farmacêuticos na APS: trabalhando em Rede. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica - Associação de IES.

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Publicado

2017-10-14

Cómo citar

Gossenheimer, A. N., Carneiro, M. L. F., & de Castro, M. S. (2017). ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 4(1), 73–90. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.186

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