Ensino Remoto e a Pandemia da Covid-19: experiências e aprendizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.729

Palavras-chave:

Práticas colaborativas, Docente On-line, Tecnologias Digitais interativas

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar os aspectos que se constituíram a partir da necessidade de adaptação das atividades presenciais para atividades remotas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) durante o distanciamento social causado pela COVID-19. A estratégia utilizada pela UFAM concentrou-se em fornecer acesso temporário aos métodos de ensino-aprendizagem de uma maneira que fosse rápida. Os pesquisadores analisaram a percepção dos alunos matriculados em três disciplinas, componentes da matriz curricular do curso de Administração. Todas foram ofertadas por meio do Google Classroom, dispondo de aulas síncronas – mediadas pelo Google Meet –, cujo planejamento oscilou em torno de 40% a 50% da carga horária matricial. Ademais, foram adotados grupos de WhatsApp com o intuito de se atingir uma comunicação mais rápida e eficiente. Pôde-se identificar um ambiente de cooperação entre os discentes; muitos relatos positivos quanto aos docentes e expectativas atendidas. Além disso, um elevado índice de aprovação também foi observado. Destaca-se que existem problemas e dificuldades a serem resolvidos em relação à utilização das tecnologias no processo educacional, porém é inegável que tais tecnologias contribuíram com práticas mais colaborativas e relações mais horizontais entre professores e alunos no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Jurandir Dutra, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, jurandirdutra@ufam.edu.br

Possui graduação em Administração, Mestrado em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2012) e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia - UFAM (2018).

Professor adjunto do Centro de Educação a Distância e Faculdade de Estudos Sociais (UFAM) ministrando disciplinas presencialmente e/ou a distância para o curso de graduação em administração. Já atuou como professor ministrante de disciplina do Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades da Universidade Save em Moçambique. É professor colaborador do Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas do INPA. Atua, também, como capacitador institucional para formação de docentes na adoção e uso das metodologias ativas e instrumentalização de TDIC. Realiza pesquisa em ensino híbrido e/ou a distância, mas também com viés ambiental. É coordenador do Estágio Supervisionado do PNAP.

Maria da Glória Vitório Guimarães, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, gloriavitorio@gmail.com

Professora e pesquisadora do departamento de administração da Faculdade de Estuidos Sociais - UFAM

Ana Flávia Moraes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM),Manaus, Amazonas, Brasil, anaflaviademoraesmoraes@gmail.com

Professora e pesquisadora do departamento de administração da Faculdade de Estudos Sociais - UFAM

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Dutra, J., Guimarães, M. da G. V., & Moraes, A. F. (2021). Ensino Remoto e a Pandemia da Covid-19: experiências e aprendizados. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.729