Vídeos autobiográficos como estratégia didática na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1141

Palavras-chave:

Educação a Distância, Vídeos autobiográficos, Letramento digital

Resumo

 Este artigo analisa vídeos autobiográficos como estratégia para engajamento e humanização
na Educação a Distância (EaD). Analisamos 122 vídeos postados no Moodle por calouros do curso
de Licenciatura em Filosofia (UAB/UFSC). Os resultados mostram fortalecimento da identidade
docente e comunidade, mas exclusão digital e limitações técnicas demandam infraestrutura e
mediação crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, gfranchi_m@yahoo.com.br

.

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, dulce.marcia@gmail.com

.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 38. ed. Petrópolis: Vozes, 2023.

CANDAU, V. M. Educação intercultural e formação docente. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GOUVÊA, M. A. da C.; FERREIRA, S. L. Desafios e perfil do estudante na educação a distância: uma análise sistemática sobre evasão, motivação e adaptação. Poíesis Pedagógica, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74662. DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74662

HULL, G. A.; KATZ, M. L. Crafting an agentive self: Case studies of digital storytelling. Research in the Teaching of English, v. 41, n. 1, p. 43-81, 2006. DOI: https://doi.org/10.58680/rte20065995

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2021.

LAMBERT, J. Digital storytelling: Capturing lives, creating community. [S.l.]: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203102329

MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e as inovações tecnológicas. In: Tecnologia e educação: Novas perspectivas. Recife: UFPE, 1998.

MORAN, J. M. Educação híbrida: personalização e tecnologia na aprendizagem. Campinas: Papirus, 2020.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora. São Paulo: Penso, 2020.

NAIDOO, J.; QUAYNOR, L.; SHEN, Y. Supporting academic writing in online graduate programs. Journal of Online Learning Research, v. 9, n. 3, p. 321-340, 2023.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. 2. ed. Lisboa: Educa, 2022.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424816

PRENSKY, M. From digital natives to digital wisdom. Thousand Oaks: Corwin, 2021.

SELWYN, N. Digital education and inequality: challenges for a post-pandemic world. London: Routledge, 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Franchi, G. O. de O. M., & Cruz, D. M. (2025). Vídeos autobiográficos como estratégia didática na educação a distância . EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1141

Edição

Seção

Dossiê Educação híbrida - tecendo políticas, saberes e inovações