Vídeos autobiográficos como estratégia didática na educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1141Palavras-chave:
Educação a Distância, Vídeos autobiográficos, Letramento digitalResumo
Este artigo analisa vídeos autobiográficos como estratégia para engajamento e humanização
na Educação a Distância (EaD). Analisamos 122 vídeos postados no Moodle por calouros do curso
de Licenciatura em Filosofia (UAB/UFSC). Os resultados mostram fortalecimento da identidade
docente e comunidade, mas exclusão digital e limitações técnicas demandam infraestrutura e
mediação crítica.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 38. ed. Petrópolis: Vozes, 2023.
CANDAU, V. M. Educação intercultural e formação docente. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GOUVÊA, M. A. da C.; FERREIRA, S. L. Desafios e perfil do estudante na educação a distância: uma análise sistemática sobre evasão, motivação e adaptação. Poíesis Pedagógica, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74662. DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74662
HULL, G. A.; KATZ, M. L. Crafting an agentive self: Case studies of digital storytelling. Research in the Teaching of English, v. 41, n. 1, p. 43-81, 2006. DOI: https://doi.org/10.58680/rte20065995
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2021.
LAMBERT, J. Digital storytelling: Capturing lives, creating community. [S.l.]: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203102329
MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e as inovações tecnológicas. In: Tecnologia e educação: Novas perspectivas. Recife: UFPE, 1998.
MORAN, J. M. Educação híbrida: personalização e tecnologia na aprendizagem. Campinas: Papirus, 2020.
MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora. São Paulo: Penso, 2020.
NAIDOO, J.; QUAYNOR, L.; SHEN, Y. Supporting academic writing in online graduate programs. Journal of Online Learning Research, v. 9, n. 3, p. 321-340, 2023.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. 2. ed. Lisboa: Educa, 2022.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424816
PRENSKY, M. From digital natives to digital wisdom. Thousand Oaks: Corwin, 2021.
SELWYN, N. Digital education and inequality: challenges for a post-pandemic world. London: Routledge, 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi, Dulce Márcia Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).