Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.732Palavras-chave:
pandemia, COVID-19, ensino profissionalResumo
Em todo o mundo, a pandemia causou mudanças substanciais nos mais variados domínios e o setor da Educação não foi exceção. A situação atual sem precedentes exigiu uma transição rápida do ensino-aprendizagem presencial para uma Educação Virtual. O artigo explora os desafios enfrentados por docentes do Ensino Profissional durante a pandemia. Neste estudo quantitativo, foi partilhado um questionário com 129 professores que lecionaram em 5 centros profissionalizantes. Os resultados revelaram que durante o Ensino on-line surgiram obstáculos diversos, como a falta de formação e experiência, a falta de conectividade com a internet, a falta de eletricidade, o medo das aulas on-line, o plágio durante as avaliações digitais, a falta de comunicação não verbal etc.
Downloads
Métricas
Referências
ABERNATHY, D. F.; THORNBURG, A. W. Theory and application in the design and delivery of engaging online courses: Four key principles that drive student and instructor engagement and success. In: THORNBURG, A. W.; ABERNATHY, D. F.; CEGLIE, R. J. Handbook of research on developing engaging online courses. Hershey, PA: IGI Global, 2020.
ASSAREH, A.; BIDOKHT, M. H. Barriers to e-teaching and e-learning. Procedia Computer Science, v. 3, p. 791–795, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050910005041?via%3Dihub. Acesso em: 26 fev. 2021.
BAMBAEEROO, F.; SHOKRPOUR, N. The impact of the teachers’ non-verbal communication on success in Teaching. Journal of Advances in Medical Education & Professionalism, v. 5, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5346168/. Acesso em: 26 fev. 2021.
BAXTER, J.; CALLAGHAN, G.; MCAVOY, J. Introduction to chapters: Creativity and critique in online teaching and learning: Innovations in online pedagogy. In: Creativity and critique in online learning. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2018.
BOITSHWARELO, B.; REEDY, A. K.; BILLANY, T. Envisioning the use of online tests in assessing twenty-first century learning: a literature review. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 12, n. 16, Aug. 2017. Disponível em: https://telrp.springeropen.com/articles/10.1186/s41039-017-0055-7. Acesso em: 26 fev. 2021.
BOZKURT, A.; SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to Corona Virus. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. i-vi, 2020. Disponível em: https://zenodo.org/record/3778083#.YOYOOuhKjDc. Acesso em: 26 fev. 2021.
CHAUDHARY, F. R.; SHAHZADI, I.; MAHMOOD, A. Comparative study of satisfaction and problems of face to face and online mode of learners. International Journal of Distance Education and E-Learning, v. 4, n. 1, 2019. Disponível em: http://irigs.iiu.edu.pk:64447/ojs/index.php/IJDEEL/article/view/477. Acesso em: 26 fev. 2021.
CALDWELL, D. et al. A framework for student engagement: Strategies for faculty teaching online. In: KYEI-BLANKSON, L.; NTULI, E.; BLANKSON, J. Handbook of research on creating meaningful experiences in online courses. Hershey, PA: IGI Global, 2020.
DEI, D. G. J.; Assessing quality assurance practices in institutions of higher learnings. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 18, n. 12, p. 30-45, 2019. . Disponível em: https://www.ijlter.org/index.php/ijlter/article/view/1676. Acesso em: 26 fev. 2021.
DHAWAN, S. Online-learning: A Panacea in the Time of COVID-19 Crisis. Journal of Educational Technology System, v. 49, n. 1, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0047239520934018. Acesso em: 26 fev. 2021.
ENGLUND, C.; OLOFSSON, A. D.; PRICE, L. Teaching with technology in higher education: Understanding conceptual change and development in practice. Higher Education Research & Development, v. 36, n. 1, p. 73-87, 2017. Disponível em: https://uobrep.openrepository.com/handle/10547/622389. Acesso em: 26 fev. 2021.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GRABINSKI, K. et al. Embedding E-Learning in Accounting Modules: The Educators’ Perspective. Education Sciences, v. 10, n. 4, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/10/4/97. Acesso em: 26 fev. 2021.
ISLAM, N.; BEER, M.; SLACK, F. E-Learning Challenges Faced by Academics in Higher Education: A Literature Review. Journal of Education and Training Studies, v. 3, n. 5, p. 102-112, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1069559.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
LEÃO, L. M. Metodologia do Estudo e Pesquisa: facilitando a vida dos estudantes, professores e pesquisadores. Petrópolis: Vozes, 2017.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATHEW, I. R.; ILOANYA, J. E. Open and Distance-learning: Benefits and Challenges of Technology Usage for Online Teaching and Learning in Africa. In: PAN-COMMONWEALTH FORUM 8 (PCF8), Africa, Commonwealth of Learning (COL) and Open University Malaysia (OUM), 2016. Disponível em: http://oasis.col.org/handle/11599/2543. Acesso em: 26 fev. 2021.
MAZZARDO, M. D.; NOBRE, A.; MALLMANN, E. M. Competências Digitais dos Professores para Produção de Recursos Educacionais Abertos (REA). RE@D: Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22057. Acesso em: 26 fev. 2021.
SVINICKI, M.; MCKEACHIE, W. J. McKeachie's Teaching Tips: Strategies, Research, and Theory for College and University Teachers. 10. ed. Belmont, CA: D C Heath & Co, 1999.
McLEOD, S. Questionnaire: definition, examples, design and types. 2018. Disponível em: https://www.simplypsychology.org/questionnaires.html. Acesso em: 26 fev. 2021.
MURPHY, M. P. A. COVID-19 and emergency eLearning: Consequences of the securitization of higher education for post-pandemic pedagogy. Contemporary Security Policy, v. 49, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13523260.2020.1761749. Acesso em: 26 fev. 2021.
NOBRE, A. M. F. et al. Tabla DK eLearning: optimización de la práctica docente en un ambiente online, RED. Revista de Educación a Distancia (RED), v. 19, n. 59, 2019. Disponível em: https://revistas.um.es/red/article/view/361121. Acesso em: 26 fev. 2021.
NOBRE, A. Educational practices resulting from Digital Intelligence. In: PANCONESI, G.; GUIDA, M. Handbook of Research on Teaching With Virtual Environments and AI. Hershey, PA: IGI Global, 2021.
NOBRE, A. The Pedagogy That Makes the Students Act Collaboratively and Open Educational Practices. In: TADLAOUI, M. A.; KHALDI, M. Personalization and Collaboration in Adaptive e-learning. Hershey, PA: IGI Global, 2020.
NOBRE, A.; MOURAZ, A. Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 367-381, set./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18722. Acesso em: 26 fev. 2021.
RAJAB, M. H.; GHAZAL, A. M.; ALKATTAN, K. Challenges to Online Medical Education During the COVID-19 Pandemic. Cureus, v. 12, n. 7, e8966, Jul. 2020. Disponível em: https://www.cureus.com/articles/30131-challenges-to-online-medical-education-during-the-covid-19-pandemic. Acesso em: 26 fev. 2021.
RODDY, C. et al. Applying Best Practice Online-learning, Teaching, and Support to Intensive Online Environments: An Integrative Review. Frontiers in Education, 2017. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2017.00059/full. Acesso em: 26 fev. 2021.
SIDDIQUEI, N. L.; KHALID, R. According to the E-Learning Policy (2007-2010) of University of Liverpool, “E-learning is learning which is enhanced, supported or assessed by the use of electronic media. E-learning may involve the use of new or established technology and/or the creation. International Journal of Law, Humanities & Social Science, p. 20-35, 2017.
SUN, A. Q.; CHEN, X. Online Education and Its Effective Practice: A Research Review. Journal of Information Technology Education: Research, v. 15, p. 157-190, 2016. Disponível em: http://www.jite.org/documents/Vol15/JITEv15ResearchP157-190Sun2138.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
TERESEVICIENE, M. et al. Are universities ready to recognize open online learning?. International Education Studies, v. 13, n. 2, p. 21-32, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338916708_Are_Universities_Ready_to_Recognize_Open_Online_Learning. Acesso em: 26 fev. 2021.
YIN, R. K. Case study research: design and methods (applied social research methods). Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Nobre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).