Formação docente decolonial em tempos de pandemia da COVID19: estratégias da tutoria presencial no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.740

Palavras-chave:

pedagogia decolonial, aprendizagem baseada em problemas, tutoria presencial

Resumo

Esse artigo apresenta um relato de experiência sobre duas estratégias desenvolvidas pelas tutorias presenciais do Curso de Licenciatura em Pedagogia à distância, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), para superar a suspensão dos encontros presenciais em 2020 em razão da pandemia da COVID-19. No polo de Águas Lindas de Goiás (GO), foi desenvolvida a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) com o uso do WhatsApp, e no polo de Catalão-GO foram realizadas duas webconferência com especialista por meio do Google Meet. As atividades tiveram como objetivo introduzir reflexões decoloniais na formação de pedagogos. Por intermédio dessas experiências, os acadêmicos conheceram a perspectiva decolonial e refletiram sobre seus papéis na desconstrução de visões etnocêntricas sobre os povos negros e indígenas. Foi possível verificar que o trabalho colaborativo na tutoria é capaz de gerar resultados positivos e imprevistos, potencializando aprendizagens e formando uma verdadeira comunidade de aprendizagem em rede.

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Biografia do Autor

Cleverson de Oliveira Domingos, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, cleversonlinead@gmail.com

Licenciado em Pedagogia, História e Artes Visuais. Especialista em Educação a Distância pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Especialista em Educação para Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), na área de concentração em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Foi tutor presencial do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no polo de Águas Lindas de Goiás-GO. É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). 

Izabela Pereira e Lopes, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, izabela.lopes@timedeautores.org.br

Licenciada em Pedagogia. Tutora presencial do Curso de Licenciatura em Pedagogia à distância da Universidade Estadual de Goiás no polo de Catalão-GO

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Domingos, C. de O., & Lopes, I. P. e. (2021). Formação docente decolonial em tempos de pandemia da COVID19: estratégias da tutoria presencial no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.740