Associação Universidade em Rede realiza em Salvador – Bahia – o IV PromovEaD

O Evento

O PromovEaD é um evento, que tem como objetivo abordar a importância da comunicação institucional em contextos de educação pública aberta e a distância no país, dentro e fora das instituições de ensino público que atuam na modalidade de EaD, por meio de atividades como conferências, mesas-redondas, debates e apresentação de trabalhos. No ano de 2018, o evento foi realizado em Salvador, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Abertura Oficial

A abertura oficial foi feita pelo professor Alexandre Martins dos Anjos – Presidente da UniRede/UFMT; Marcus Túlio – Representante regional UniRede Nordeste na UniRede/UNEB, coordenador de pós-graduação da UNEAD e coordenador adjunto da UAB; Raquel Aparecida Azevedo, representando a PROGRAD/UNEB; Eduardo Jorge, representando a PPG/UNEB; Rita de Cassia Chagas, representando a PROEX/UNEB e o Coordenador Geral UNEAD/UNEB – Jader Cristiano M. de Albuquerque.

Estiveram presentes no evento membros do Comitê de Coordenação Política da UniRede e representantes de instituições públicas de educação superior no Brasil.

 

Resgate Histórico da UniRede

A primeira mesa redonda do dia (19/09/2018) do PromovEaD – intitulada: Resgate Histórico da UniRede, contou com a presença de ex presidentes que contribuíram na gestão da associação em diversos períodos de sua história.

Os trabalhos foram mediados pelo atual presidente – professor Alexandre Martins dos Anjos (UniRede/UFMT) e demais presidentes que dirigiram a associação em outros períodos – professora Dóris Santos de Faria (UnB); professora Selma Dias Leite (UFPA); professora Lúcia Franco (UFABC); professor Sérgio Franco (UFRGS) e professora Maria Teresa Menezes Freitas (UFU) representando a professora Ivete Martins Pinto (FURG).

Durante as falas, houve uma contribuição sobre as experiências que marcaram cada gestão da UniRede com reflexões sobre perspectivas e desafios os para os próximos anos. Essa iniciativa é resultado de comissões e grupos de trabalho instituídos no âmbito da atual gestão (2018-2019)

Debate e reflexões sobre referenciais de qualidade e estratégias de comunicação para contextos de EaD

No período de 19 e 20 de setembro de 2018, foi realizada no PromovEaD, uma mesa redonda com dois temas de grande importância para a comunidade brasileira de Educação a Distância.

Em um primeiro momento a professora Flávia Amaral Rezende (Avaliadora do MEC/INEP) apresentou reflexões sobre parâmetros de qualidade para Educação a Distância, no cenário atual e perspectivas futuras. Na sequência, o professor Marcelo Marques Araújo (UFU) desenvolveu uma palestra sobre Estratégias de Comunicação em contextos de EaD.

Ao final, a palavra foi aberta a comunidade que apresentou importantes contribuições para a UniRede e para Educação a Distância no brasil, na perspectiva dos referenciais de qualidade em EaD e também das esfftratégiafs de comnicação, com a mediação da professora Káthia Marise Borges Sales (UNEB).

Discussões sobre ciência aberta, experiências com repositórios educacionais e MOOCs no contexto de Instituições Públicas de Educação Superior.

No dia 19/09/2018 o PromovEaD/Unirede possibilitou ao público, presente no evento, discussões sobre ciência aberta, repositórios educacionais e iniciativas que permeiam o mundo da cultura digital em contextos de educação aberta e a distância.

O evento contou com a presença da palestrante Danyelle Mayara Silva do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT), que falou sobre a função do IBICT na condução de práticas abertas para o desenvolvimento da ciência. Além disso, contou com a presença do professor Alfredo Matta (UFBA) que desenvolveu um minicurso sobre a apropriação de recursos educacionais abertos no âmbito de experiências e reflexões sobre a utilização de tecnologias digitais em contextos de EaD.

 

Perspectivas de mobilidade acadêmica no âmbito do EAD

 No dia 20/09/2018, o PromovEaD/UniRede desenvolveu um debate sobre Mobilidade Acadêmica. A mesa foi composta pelos palestrantes: professor Alexandre Magalhães Martins (DED/CAPES); professora Elisa Tuler de Albergaria (UFSJ/UniRede) e professor Jader Cristiano M. de Albuquerque (UNEB) com a mediação do professor Marcus Túlio.

Alexandre Magalhães Martins (DED/CAPES) iniciou os trabalhos, apresentando algumas concepções e possibilidades tecnológicas para mobilidade acadêmica em instituições públicas de educação superior. A professora Elisa Tuler deu continuidade no assunto explanando sobre as possibilidades da mobilidade na EAD, apresentando uma proposta elaborada pela UniRede para desenvolver a modalidade acadêmica no âmbito de instituições que trabalham com educação superior a distância.

O professor Jader finalizou o tema discutindo concepções na perspectiva pedagógica, interinstitucional, interdepartamental entre outras preocupações que orientaram os debates e reflexões. Ao final, o publico presente interagiu, discutindo sobre as inúmeras questões e alternativas que envolvem o tema da mobilidade acadêmica em contextos de EaD.

 

Depoimentos

“A UniRede cumpre o seu papel de representação coletiva dos interesses da IES dedicadas à Educação a Distância e de proporcionar a sinergia de seus esforços. O resultado é o fortalecimento da Educação Pública e da democratização do acesso ao Ensino Superior.
O PromovEaD é uma oportunidade de refletir em conjunto sobre a comunicação pública. Nesse contexto, o debate, proporcionado pelo evento, é fundamental para apresentar novas perspectivas, modos de fazer e conjugar projetos entre as Instituições.”

Jandré Correa Batista – Jornalista da FURG

 

Galeria de Fotos

Posted in Notícias, Sem categoria.