Seminário Regional UniRede 2023 – Região Nordeste levanta debate sobre Inteligência Artificial

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), promoveu  o Seminário Regional UniRede Nordeste 2023. O evento aconteceu simultaneamente com o IV Simpósio Nordestino de Mídias Digitais para Educação – SINEMIDE, também viabilizado pela UFPI. 

O evento foi realizado na última sexta-feira (21/07), no período matutino e vespertino com início às 8h30 (horário de Brasília). Neste ano, o tema abordado foi: “Para onde vai a Educação a Distância: dos novos modos de gestão à Inteligência Artificial”. Seu objetivo central proporcionou a reflexão sobre os novos rumos da gestão na modalidade de Educação a Distância (EaD), considerando o contexto pós-pandemia da COVID-19 e as novas oportunidades proporcionadas pela Inteligência Artificial.

A programação se dividiu em em dois horários no formato de transmissão simultânea. No período matutino houve uma mesa de debates na qual se discutiram sobre os rumos na educação a distância, as transformações digitais e os avanços das tecnologias com o uso das inteligências artificiais. O dispositivo foi composto e ministrado pelo Prof. Me. Hércules da Costa Sandim (UFMS), Prof.Dr. Ricardo Moura Sekeff Budaruiche (UFPI) e a Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva.

No período vespertino realizou-se duas oficinas seguindo a visão do simpósio. Na primeira atividade, ministrada pelo doutorando em Política Prof. Me. Jader Damasceno (UFPI), foi debatido o uso das mídias sociais e plataforma de dados na elaboração de aulas a distância, onde o propósito foi trazer o engajamento e a interatividade dos discentes. Posteriormente, o pós graduado em Design Institucional Prof. Manoel Eduardo (UFPI), abordou a potencialidade de ferramentas inovadoras no âmbito educacional, tal como o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer), na implementação do ensino a distância.

O evento foi realizado de forma on-line e  as transmissões do período da manhã e da tarde estão disponíveis no Canal do CEAD/UFPI no YouTube. Aproveite!

Posted in Notícias, Seminários Regionais.