UniRede participa de posse da presidência do Fórum de Coordenadores UAB

Aconteceu na última quinta-feira (24) a posse da nova presidência do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, o ForUAB. O evento ocorreu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), localizado em Brasília-DF e contou com a presença da presidência da Associação Universidade em Rede (UniRede).

Tomou posse a presidente eleita, professora Edneide da Conceição Bezerra do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Além dela, assumem também os professores Carlos Willians Jaques Morais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como vice-presidente, e Fernando Silvio Cavalcante Pimentel da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como segundo vice-presidente.

O Prof. Dr. Alexandre Martins dos Anjos (UFMT), presidente da UniRede, participou da mesa de abertura da posse, juntamente com Mercedes Bustamante, Presidente da CAPES, Luciano Chagas Barbosa, Coordenador Setec – Mec, e Lourival José Martins Filho, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação – Seb/Mec. 

Segundo o presidente da UniRede a retomada do Fórum de Coordenadores UAB é um passo importante, quando possibilita melhorar a articulação entre os responsáveis pela política pública de educação no Brasil e aqueles que a executam, instituindo um processo de diálogo e colaboração permanente entre todos os atores envolvidos e comprometidos com a oferta de uma educação a distância pública, gratuita e socialmente referenciada.

Além da presidência da associação, acompanharam também a cerimônia as equipes da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, gestores de EaD, coordenadores do sistema UAB, representantes institucionais e colaboradores afiliados à UniRede..

 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB)

O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. Um de seus objetivos é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, além de reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

O projeto foi criado pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação, e está sob gestão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES.

 

Fórum Nacional de Coordenadores UAB

O Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, o ForUAB, é responsável pelo trânsito de demandas, instruções e regulamentos entre as instituições de ensino que oferecem cursos pela UAB e a CAPES.

Para saber mais sobre as ações da UniRede, siga nossas redes sociais @aunirede ou nos acompanhe em nosso site aunirede.org.br

 

Posted in Notícias.