Internacionalizar “em casa” – COIL para navegar e desbravar aprendizagens colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1051Palavras-chave:
Internacionalização da Educação Superior, COIL - Collaborative Online International Learning, BrasilResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as percepções dos participantes
do Projeto COIL – (Collaborative Online International Learning) na PUC-Campinas quanto ao seu
funcionamento e os sentidos que lhe são atribuídos. Aplicou-se um questionário on-line cuja análise
com método misto (quanti-quali) nos apontou que os participantes apresentam clareza quanto à
dinâmica e o funcionamento do Projeto COIL, assim como quanto ao aproveitamento obtido e o(s)
sentidos atribuídos à experiência. Destaca-se a superação das dificuldades encontradas e manifestadas
pelos próprios participantes envolvidos, legitimando a internacionalização “em casa” como fator
norteador para próximas experiências interculturais nesta universidade.
Downloads
Métricas
Referências
COFFIELD, F et al. Learning styles and Pedagogy in post-16 learning. A systematic and critical review. London: Learning and Skills Researche Centre, 2004.
FREITAS, M. E. DE . O imperativo intercultural na vida e na gestão contemporânea. Organizações & Sociedade, v. 15, n. 45, p. 79–89, abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/FLMqqfbxYWVVp59Jz7h6CYq/#. Acesso em: abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302008000200005
GADOTII, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. In: GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991. p. 45-62.
KNIGHT, J. Updated internationalization definition. International Higher Education, Boston, v. 33, p. 2-3, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391. Acesso em: mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391
KNIGHT, J. Un modelo de internacionalización: respuesta a nuevas realidades y retos. Educación superior en América Latina: La dimensión internacional. Bogotá: Banco Mundial/Mayol, p. 1-38, 2005. Disponível em: https://elibrary.worldbank.org/doi/abs/10.1596/978-9-5897-6478-7#page=28. Acesso em: 22 mar. 2020.
LUDKË, M.; ANDRÉ, M.E. A. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MATTOS, L.K. et al. Políticas educacionais de bolsas para o ensino superior, internacionalização e avaliação da pós-graduação brasileira: um estudo com regressão em painel. Education Policy Analysis Archives, 28, 85, 2020. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Pol%C3%ADticas-educacionais-de-bolsas-para-o-ensino-e-da-Mattos-Flach/8d76f4428549f442debfd881ae56ee02d8ed6e94. Acesso em: 01 jun.2024. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4738
MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000200007&script=sci_arttext. Acesso em: 22 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200007
OLIVEIRA, A. L. D.; FREITAS, M. E. D. Relações interculturais na vida universitária: experiências de mobilidade internacional de docentes e discentes. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, p. 774–801, jul. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/tFqL6fdZwjPmZfCnBDnYDDv/#. Acesso em: 08 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227039
PESSONI, R. B.; PESSONI, A. Internacionalização do ensino superior e a mobilidade acadêmica. Educação, [S. l.], v. 46, n. 1, p. e87/ 1–32, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43070. Acesso em: 23 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644443070
SOUZA, C. D. DE et al. Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, n. 1, p. 126–156, jan.2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/wgGYDrdHsVXf7WxPynpgCtG/#. Acesso em: 07 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000100008
SUNY COIL - COLLABORATIVE ONLINE INTERNATIONAL LEARNING. Home page. Disponível em: https://coil.suny.edu/. Acesso em: 25 mar. 2024.
TEIXEIRA, L. I. L. et al. Internacionalizar para quê? As razões de instituições públicas de ensino superior no Ceará. Avaliação : Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, n. 3, p. 800–821, set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/c4VZkMBQ6H3Kyp333ch6QhJ/#. Acesso em:12 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300009
TONELLI, M.J.; ZAMBALDI,F. Pesquisas qualitativas, pesquisas quantitativas e além. Rev. Adm. Empres. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wMPgQM3zTrsWDfH9ZDGqhGD/# . Acesso em: 03 abr. 2024.
WORDCLOUD – Nuvem de palavras. Disponível em: https://wordcloud.online/pt. Acesso em: 05 jun. 2024.
ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, 33(65),149-166, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155053745010. Acesso em: mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo Pizzolatto, Fernanda de Oliveira Soares Taxa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).