Internacionalizar “em casa” – COIL para navegar e desbravar aprendizagens colaborativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1051

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação Superior, COIL - Collaborative Online International Learning, Brasil

Resumo

 O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as percepções dos participantes
do Projeto COIL – (Collaborative Online International Learning) na PUC-Campinas quanto ao seu
funcionamento e os sentidos que lhe são atribuídos. Aplicou-se um questionário on-line cuja análise
com método misto (quanti-quali) nos apontou que os participantes apresentam clareza quanto à
dinâmica e o funcionamento do Projeto COIL, assim como quanto ao aproveitamento obtido e o(s)
sentidos atribuídos à experiência. Destaca-se a superação das dificuldades encontradas e manifestadas
pelos próprios participantes envolvidos, legitimando a internacionalização “em casa” como fator
norteador para próximas experiências interculturais nesta universidade.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pizzolatto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), Campinas, São Paulo, Brasil, carlos.pizzolatto@puc-campinas.edu.br

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Fernanda de Oliveira Soares Taxa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), Campinas, São Paulo, Brasil, taxafernanda@gmail.com

.

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Publicado

2025-08-21

Como Citar

Pizzolatto, C. E., & Taxa, F. de O. S. (2025). Internacionalizar “em casa” – COIL para navegar e desbravar aprendizagens colaborativas: . EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1051