Educação híbrida na rede estadual Mato-Grossense: o documento de referência curricular

Autores

Palavras-chave:

Educação Híbrida, Juventudes, educação a distância, tecnologias digitais, ensino remoto emergencial.

Resumo

Apresenta-se uma análise do Documento de Referência Curricular do Estado de Mato
Grosso (DRC/MT-EM), com foco na etapa do Ensino Médio, destacando termos que se articulam
com práticas de Educação Híbrida. Estabelece-se relação entre orientação curricular, didáticas com
tecnologias e juventudes na etapa final da Educação Básica. Confirma-se a ocorrência dos termos:
Ensino On-line, On-line, Hibridização e Hibridismo, inclusive na menção às disciplinas eletivas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
12
Jul 19 '25Jul 22 '25Jul 25 '25Jul 28 '25Jul 31 '25Aug 01 '25Aug 04 '25Aug 07 '25Aug 10 '25Aug 13 '25Aug 16 '253.0
|

Biografia do Autor

Helen Carina Barbosa Terezio, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, helencbtherezio@gmail.com

.

 

Gabrielle Darc Banczek Fonseca , Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, gabriellebanczek@gmail.com.br

.

Ana Lara Casagrande , Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, ana.casagrande@ufmt.br

.

Referências

BRASIL. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 05 abr. 2025.

BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei nº 5.230, de 26 de outubro de 2023. Define diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2351731&filename=PL%205230/2023. Acesso em 06 abr. 2025.

BRASIL. Senado Federal. Parecer (SF) nº 68/2024. Comissão de Educação e Cultura. Gabinete da Senadora Professora Dorinha Seabra. 2024b. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9644764&ts=1718883629125&disposition=inline&ts=1718883629125. Acesso em 06 abr. 2025.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Brasília, 2024a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14945.htm. Acesso em 06 abr. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação híbrida: conceitos e orientações pedagógicas/Ministério da Educação. Maceió: Edufal, 2025. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1FV76D-ku1Qtn-0VsAc-lBezFaCBM93xA/view?ts=67eddd13. Acesso em 14 abr. 2025.

CARNEIRO, Moaci Alves. O nó do Ensino Médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

[Manutenção de anonimato]. Tecnologias digitais na educação pós-pandemia e educação híbrida: efeitos, lições e possibilidades. Em Rede, v.10, 2023. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/970. Acesso em: 13 abr. 2025.

CHRISTENSEN, Clayton M; HORN, Michael B; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos, 2013. Disponível em: https://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf. Acesso em 11 abr. 2025.

EMERIM, Marcos Elias; FAÉ, Janaína Scopel; VIEIRA, Josimar de Aparecido. Juventudes contemporâneas e os desafios da Educação, Trabalho e Cultura. Revista Pedagógica, v. 23, p. 01-18, 2021. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6140. Acesso em: 13 abr. 2025.

HORN, Michael; STAKER, Heather. Blended: usando inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: MONTEIRO, M.C.G. Porto Alegre, RS: ed. Penso, 2015.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; TOSCHI, Mirza Seabra. Orientações para a construção de propostas pedagógicas com foco na Educação Híbrida. In: Educação híbrida: conceitos e orientações pedagógicas/Ministério da Educação. Maceió: Edufal, 2025. p.30-43.

[Manutenção de anonimato]. Educação Híbrida, Educação Digital e os contextos brasileiros: o muito a debater e aprender. EmRede, v.11, 2024. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1052/908. Acesso em 13 abr. 2025.

PORTAL RIEH. O que é a RIEH. Universidade Federal de Alagoas, 2025. Disponível em: https://rieh.nees.ufal.br/. Acesso em: 04 abr. 2025.

RUSSINI, Augusto. AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS, A ESCOLA E A CULTURA DIGITAL. Revista Signos, v. 41, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2702. Acesso em: 13 abr. 2025.

SOUZA, Pricila Rodrigues de; ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de. Modelos de rotação do ensino híbrido: estações de trabalho e sala de aula invertida. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, v.9, n.1, p. 03-16, 2016. Disponível em: https://etech.sc.senai.br/revista-cientifica/article/view/773. Acesso em 14 abr. 2025.

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Terezio, H. C. B., Fonseca , G. D. B., & Casagrande , A. L. (2025). Educação híbrida na rede estadual Mato-Grossense: o documento de referência curricular . EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1123

Edição

Seção

Dossiê Educação híbrida - tecendo políticas, saberes e inovações