DESAFIOS PEDAGÓGICOS NA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS MOOC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFRB

Eniel do Espírito Santo, Ariston Lima Cardoso, Adilson Gomes dos Santos, Karine Zanoti Fonseca

Resumo


MOOCs são cursos massivos online ofertados por instituições de nível superior e capazes de atrair elevado número de pessoas que buscam ampliar seu nível de conhecimento num tema específico. Este artigo busca refletir sobre os desafios pedagógicos e resultados alcançados na experiência de implantação dos MOOCs na UFRB em 2015. Configura-se como uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando-se da técnica de triangulação de dados oriundos da experiência vivenciada, observação participativa e relatos dos estudantes participantes. O estudo conclui ressaltando a importância dos aspectos relacionados com a mediação pedagógica no processo de elaboração e implementação dos cursos MOOCs, com um roteiro de aprendizagem que possibilite ao estudante a construção autônoma do conhecimento de forma estimulante e significativa.

Palavras-chave


MOOC; pedagogia MOOC; educação a distância.

Texto completo:

PDF

Referências


BALI, M. MOOC Pedagogy: Gleaning Good Practice from Existing MOOCs. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching. Vol. 10, No. 1, March 2014. Disponível em: http://jolt.merlot.org/vol10no1/bali_0314.pdf Acesso em: 26/05/15.

BRITO, G. S.; GOMES, F. C. MOOC – Massive Open Online Course. Gazeta do Povo. Educação e Mídia. 02/04/2015. Disponível em: http://goo.gl/sKD26i Acesso em: 30/05/15.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GALOTTI, K. M. et al. A New Way of Assessing Ways of Knowing: The Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles – a Journal of Research, 40(9/10), p. 745-766, 1999. Disponível em: http://goo.gl/CWzYk6 Acesso em: 25/05/15.

INUZUKA, M. A.; DUARTE, R. T. Produção de REA apoiada por MOOC. IN: Santana, B.; Rossini, C.; Pretto, N. L. (org.) Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. Disponível em: http://goo.gl/zCjZeq Acesso em: 28/05/15.

LANE, L. M. Three kinds of MOOCs. Lisa’s online Teaching Blog. Ago. 15, 2012. Disponível em: http://goo.gl/zYNbbT Acesso em: 30/05/15.

MATTAR, J. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCS. Teccogs, n. 7, p. 21-40, jan.-jun., 2013. Disponível em: http://goo.gl/2wzSJs Acesso em: 28/05/15.

PERNA, L. et al. The Life Cycle of a Million MOOC Users. University of Pennsylvania. MOOC Research Initiative Conference. December 5, 2013. Disponível em http://goo.gl/GRSaqx Acesso em: 28/05/15.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. http://goo.gl/eGuSVg Acesso em: 25/05/15.

SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. Elearnspace, December 12, 2004. Disponível em: http://goo.gl/DeQwRN Acesso em 30/05/15.

SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, July 25, 2012. Disponível em: http://goo.gl/xulWfN Acesso em: 20.05.15.

SILVA, E. M. O. Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersaberes, vol. 9, n.17, p.70-82, Jan. - Jun. 2014. Disponível em: http://goo.gl/lbYrrC Acesso em: 30/05/15.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista EmRede



EmRede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, RS, Brasil.

ISSN: 2359-6082

Classificação em Qualis Periódicos B4 (2019)
Indexação (consulte a seção Sobre)


Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional ((CC BY-NC-SA 4.0).