Formação docente em tempos de pandemia da COVID-19: um relato do Recôncavo da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.731

Palavras-chave:

Formação Continuada Docente, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Covid-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 arremessou tempestivamente professores para os ambientes virtuais, demandando formação docente para a sua atuação on-line. Neste estudo, analisamos a concepção e implementação do programa de formação em tecnologias digitais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), refletindo tanto acerca desse processo inicial como dos principais fundamentos da formação docente para as tecnologias digitais. Com abordagem metodológica da pesquisa-formação, relata-se a experiência do programa formativo, com cursos que alcançaram 30,1% dos docentes da UFRB e webinários com 2.100 participantes. Concluiu-se que o programa formativo forneceu subsídios para os professores na sua atuação no Ensino On-line, apontando-lhes caminhos para o aprimoramento de suas competências digitais.

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Biografia do Autor

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenador adjunto do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UFRB. Coordena o Programa de Extensão Digital para Qualificação Discente e o Programa de Extensão Formação Docente Continuada em Tecnologias Digitais. É vice-coordenador do grupo CNPq de Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF), desenvolvendo investigações na linha de pesquisa Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.

Adilson Gomes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Bahia, Brasil, adilsongomes@ufrb.edu.br

Doutorando em Educação, Mestre em Educação e Contemporaneidade, Biólogo. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Atual Superintendente de Educação Aberta e a Distância (SEAD/UFRB). Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRB). Membro do grupo CNPq de Pesquisa G-TERF - Tecnologias Educacionais, Robótica e Física, desenvolvendo investigações nas linhas de pesquisa Aprendizagem significativa / Produção de material de divulgação científica. M-Labs: Laboratórios Portáteis no Ensino de Ciências e Engenharia. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Membro do grupo CNPq de Pesquisa GEAT - Educação, Avaliação e Tecnologias, desenvolvendo investigações na linha de pesquisa Educação e Formação de Professores. Coautor do livro Modelo Pedagógico Virtual.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Santo, E. do E., & Santos, A. G. dos. (2021). Formação docente em tempos de pandemia da COVID-19: um relato do Recôncavo da Bahia. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.731