Experiências da utilização do MOODLE no ensino remoto emergencial em uma universidade pública da Amazônia Ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.721

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Moodle, Coronavírus, Tecnologias

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a implementação do Ensino Remoto Emergencial na Universidade Estadual de Roraima (UERR) a partir da análise do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem e da utilização dessa plataforma. O estudo foi desenvolvido pelo método qualitativo, tendo como base a coleta de dados realizada por meio da observação das salas virtuais de 73 docentes em 22 cursos de graduação. Em termos de resultados, verificou-se maior adesão do Moodle nos bacharelados, mas foi possível observar a criação de algumas estruturas alternativas as quais permitiram ao estudante ter um papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Wender Antônio da Silva, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima, Brasil, wender@uerr.edu.br

Wender Antônio da Silva, é doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) vinculado a Universidade Federal de Mato Grosso / Universidade Estadual do Amazonas / Universidade Federal do Pará, mestre em Ciências (Ênfase em Computação) pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia-MG, especialista em Docência Universitária e bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Goiás. Atuou como Professor Auxiliar nos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Psicologia, Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Agronomia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, onde também atuou na Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA). Foi professor bolsista da Universidade Federal de Roraima, onde atuou especificamente no Núcleo de Educação a Distância (NEaD). Foi professor dos cursos de tecnologia da Faculdade Estácio Atual. É professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima, onde atuou no Núcleo de Educação a Distância (NEaD) como coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil. Faz parte do colegiado do curso de bacharelado em Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional). Atualmente está cursando Pós-Doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal.

Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, fc@ie.ulisboa.pt

Fernando Albuquerque Costa (PhD) é professor e investigador na área de Tecnologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde integra a Unidade de Investigação I&D (UIDEF). É professor na Universidade de Lisboa desde 1988, até 2008 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.  Atualmente é o diretor acadêmico do Mestrado em Educação e Formação (e-Learning e EAD), coordenando também a Licenciatura em Educação e Formação. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com Currículo e Tecnologia Digital e com Inovação de Práticas Educacionais e Processos de Aprendizagem.

Sérgio Mateus, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima, Brasil, sergiomateus@uerr.edu.br

É Doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. É Mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima (2018). É especialista em Ciências Penais com formação para o exercício do Magistério Superior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2010), em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2011) e em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2011). É graduado em Direito pela Universidade Federal de Roraima (2006).

Janaine Voltolini de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima, Brasil, janaine.voltolini@uerr.edu.br

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e especialista em Meio Ambiente e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Docente no curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima - UERR, assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima - TJRR, atuando na 1ª e 2ª Varas da Infância e da Juventude - 1ª e 2ª VIJ/TJRR e integrante do Banco Nacional de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM.

Melanie Kaline Truquete, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil, melanie.truquete@gmail.com

Graduada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) em Licenciatura Plena em Física, com Pós Graduação Stricto Sensu na área de Física da Matéria Condensada, com pesquisas destinadas ao Estudo de Solos e Sedimentos de Roraima e concentração de minérios TRs. Possui experiência em Docência para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Atividades itinerantes; Docência no ensino a Distância, nos seguimentos: Ensino de Pós Graduação Lato Sensu e ensino Técnico Profuncionário pela Rede E-tec Brasil . Atualmente é professora de Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima, lotada no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação (no) campo, Metodologias - inovações tecnológicas e diversidade.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Silva, W. A. da, Costa, F. A., Mateus, S., Oliveira, J. V. de, & Truquete, M. K. (2021). Experiências da utilização do MOODLE no ensino remoto emergencial em uma universidade pública da Amazônia Ocidental. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.721