Experiências de docentes da Educação Infantil e da Educação Básica: o que revela o levantamento bibliográfico no contexto da Pandemia de Covid-19 (2020-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.980

Palavras-chave:

Educação Infantil, Experiência, Formação Docente

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional em educação em andamento, que tem por tema as experiências de educadoras que atuaram na Educação Infantil no contexto da pandemia de Covid-19. Tem por objetivo apresentar os resultados do levantamento bibliográfico realizado à luz da abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, adotando-se, para isso, a seleção de teses, dissertações e artigos em bases de dados atinentes à área de educação, no recorte temporal equivalente ao período pandêmico (2020-2022). Como resultados, tem-se três pontos centrais: o primeiro, sobre o fechamento das escolas sem a interrupção das atividades inerentes a ela; o segundo, quanto ao trabalho de professoras e educadoras no contexto da Educação Básica e, por extensão, da Educação Infantil, referentes ao desenvolvimento de uma educação presencial síncrona com momentos assíncronos; e, por último, a precarização do trabalho realizado frente à  virtualização das relações escolares.

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Biografia do Autor

Milena Ricken Barbosa, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, milenarickenb@hotmail.com

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Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, tiago.zanqueta@uniube.br

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Barbosa, M. R., & Souza, T. Z. de. (2023). Experiências de docentes da Educação Infantil e da Educação Básica: o que revela o levantamento bibliográfico no contexto da Pandemia de Covid-19 (2020-2022). EmRede - Revista De Educação a Distância, 10. https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.980

Edição

Seção

Dossiê - O Futuro da Educação na Transpandemia