DIALOGANDO SOBRE EAD: DOCÊNCIA E GESTÃO

Autores

  • Juliana Cordeiro Soares Branco Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Valquiria Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.270

Palavras-chave:

Educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, Tutoria.

Resumo

O artigo objetiva evidenciar os processos de gestão e tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, foi realizado um estudo exploratório que envolveu análise documental e entrevistas com bolsistas do Sistema UAB: três tutores e um coordenador de curso da Universidade do Estado de Minas Gerais. Nesse sentido, são abordadas a questão das bases legais para a EaD no Brasil, algumas definições sobre a docência nessa modalidade, a organização da UAB para possibilitar a oferta e a análise das entrevistas realizadas. Os dados obtidos na pesquisa de campo revelaram que o programa UAB norteia as universidades em seus processos. No entanto, cada instituição desenvolve sua própria forma de organização, de acordo com suas experiências e necessidades.


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Biografia do Autor

Juliana Cordeiro Soares Branco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós doutora em Educação pela UFMG, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Possui mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é Diretora do Centro de Pesquisa em Educação a Distância da Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui experiência em docência e supervisão pedagógica na educação básica, coordenação de cursos a distância, tutoria a distância e realiza estudos e pesquisas sobre educação a distância, formação de professores para a educação básica, trabalho docente, formação em serviço e TDIC`s (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação).

Valquiria Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atual aluna do Curso de Processos Gerenciais com ênfase em Gestão das Organizações do Terceiro Setor da Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

Branco, J. C. S., & Almeida, V. (2018). DIALOGANDO SOBRE EAD: DOCÊNCIA E GESTÃO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 215–231. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.270