Ações de extensão para formação de professores da educação básica no uso das TDIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.615

Palavras-chave:

extensão, formação de professores, tecnologias da informação e comunicação., educação básica, TPACK

Resumo

Este relato de experiência visou a discutir os fundamentos teóricos e metodológicos que embasaram as ações do projeto de extensão universitária “Tecnologias Emergentes a Serviço da Aprendizagem”, descrevendo e analisando essas ações e seus resultados. O projeto objetivou a formação de professores para o desenvolvimento de conhecimento pedagógico tecnológico e de competências digitais, além da preparação de alunos bolsistas dos cursos de licenciatura para atuarem como futuros docentes virtuais. Desde 2015, formaram-se 400 professores e professoras, buscando superar a racionalidade técnica e desenvolver a autonomia e a cooperação. A cada oferta, as ações desenvolvidas promoveram a redução da taxa de evasão e aumento da taxa de satisfação.

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Biografia do Autor

Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais, Brasil, claudia.matta@unifei.edu.br

Professora na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) nos cursos de graduação e pós-graduação. Leciona as disciplinas de Fundamentos de Programação nos cursos de Engenharia e Práticas de Ensino para os cursos de Licenciatura. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É especialista em design instrucional pelo Senac e realizou MBA em Administração de Negócios na Unifei.

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais, Brasil, jufurlani@unifei.edu.br

Professora na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), atuando no ensino de graduação presencial e a distância desde 2010. Foi coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de 2014 a 2019. Atuou como coordenadora adjunta do Núcleo de Educação a Distância de 2014 a 2018. É membro fundador e vice-presidente do Instituto Sua Ciência. Doutora em Ciências USP, mestre em Educação pela UFMG, especialista em Ensino de Ciências (UFMG), licenciada em Química (Utramig) e bacharel em Engenharia Química (UFMG). Foi professora substituta na UFMG e na UERJ. No Ensino Médio, lecionou química por 15 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Formação de Professores. Orienta alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica nos cursos de licenciatura em química e em física a distância.

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Matta, C. E. da, & Furlani, J. M. S. (2020). Ações de extensão para formação de professores da educação básica no uso das TDIC. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 156–172. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.615

Edição

Seção

Dossiê Extensão na Educação a Distância