LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EaD

Autores

  • Cláudia Eliane da Matta Universidade Federal de Itajubá
  • Denise Pereira de Alcantara Ferraz Unifei

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.33

Palavras-chave:

Inclusão, Tecnologias Assistivas, Educação a Distância

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência é uma questão recente e de extrema importância para a sociedade e esta pode se dar por meio da educação da distância via web. O cenário educacional contemporâneo mostra uma forte tendência: a crescente inserção de métodos, técnicas e tecnologias de Educação a Distância em um sistema integrado de ensino superior, permitindo o estabelecimento de cursos com combinação variável de recursos de ensino aprendizagem que podem ser utilizados em cursos presenciais ou totalmente a distância, sem que se criem sistemas separados ou excludentes. Este artigo apresenta o relato de uma experiência sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. A justificativa para este estudo está na necessidade de estabelecer processos e metodologias nas políticas educacionais que tornem acessíveis o ensino superior a todas as pessoas. Inicialmente foram identificadas pessoas com deficiências no cursos de graduação e pós-graduação a distância da Unifei. Depois, foram enviados questionários sobre as dificuldades e facilidades que essas pessoas encontram ao realizar um curso a distância. As respostas evidenciaram que a equipe multidisciplinar tem muito trabalho a fazer para que o ambiente virtual de aprendizagem utilizado seja acessível e atenda às necessidades dos alunos. Foram propostas a utilização do design inclusivo para que um curso virtual se torne acessível a todas as pessoas. A boa comunicação entre professores, tutores, equipe multidisciplinar e alunos deve ser uma prática constante para que as dificuldades sejam sanadas e para que alternativas de boas práticas sejam buscadas. Os próximos passos da equipe serão: reuniões regulares para adaptações do ambiente; reuniões com coordenadores de curso para reflexão a respeito do material disponibilizado nas disciplinas e possibilidades de acesso do aluno com deficiência visual; diálogo presencial e a distância com alunos com deficiência visual; pesquisa de outros ambientes Moodle já adaptados e solicitação de informações colaborativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância. É especialista em design instrucional. Possui experiência em Design Instrucional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de cursos virtuais, estudo das novas tecnologias da informação e comunicação e mídias para EaD. Também leciona as disciplinas de Engenharia de Software e Linguagem Técnica de Programação. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Referências

BERSCH, Rita; TONOLLI, José. Introdução ao conceito de tecnologia assistiva. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/>. Acesso em: abril de 2015.

BOCK, G. L. K.; SILVA, S. C.; SOUZA, C. P. A audiodescrição como recurso de acessibilidade ao conhecimento no ensino superior a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.

CARVALHO, A. T.; SILVA, A. S. R. da; PAGLIUCA, L. M. F. Acessibilidade no ambiente virtual de aprendizagem Moodle: revisão de literatura. Rev. Enferm. UFPE on line, Recife, 7 (esp): 969-76, mar., 2013.

CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2013.

DEITEL et al. Business & e Commerce para Administradores. São Paulo: Pearson, 2004.

DIAS, G. A. O.; DIAS, E. M. C.; LIBARDI, H. O estudo de caso de um tetraplégico na EaD: sua inclusão através dos recursos disponíveis para acessibilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém, Anais... Belém: UniRede, 2013.

DOMINGOS, M. F. N.; SILVA, M. A. Quando o sítio eletrônico da IFE é o primeiro obstáculo à inclusão na EAD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.

FRAGALE FILHO, R. (org.). Educação a distância: análise dos parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: D&A, 2003.

FRANCO, Eliana Paes Cardoso; SILVA, Manoela Cristina Correia Carvalho. Audiodescrição: um breve passeio histórico. In: MOTTA, Lívia Maria Villeta de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (orgs.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/planejamento/prodam/arquivos/Livro_Audiodescricao.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2014.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. 2010. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2010.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Censo da educação básica: 2012 – resumo técnico. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.

LAPOLLI, M.; BLEICHER, S. ; VANZIN, T.; ULBRICHT, V. R. Educação inclusiva na EaD: a infografia web como proposta para a aprendizagem de surdos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.

MACHADO, Ana Margarida de Almeida. Introdução ao conceito de design inclusivo.2006. Disponível em: <http://www4.seg-social.pt/documents/10152/18931/Design_inclusivo>. Acesso em: 27 jan. 2014.

MELO, Amanda Meincke. Design inclusivo de sistemas de informação na web. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, 2007.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro , v. 11, n. 33, Dec. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 maio 2014.

NETO, João Carlos Martins; ROLLEMBERG, Rodrigo Sobral. Tecnologias assistivas e a promoção da inclusão social. Ministério da Ciência e Tecnologia, 2005.

PIMENTEL, K. S.; Oliveira, L. F.; PEREIRA, R. F.; PAIXÃO, G. C. ; ARRUDA FILHO, J. N. A inclusão de pessoas com deficiência visual na EaD segundo a ótica do aluno e da equipe multidisciplinar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.

SILVA, Fabiana Santos da. EAD e Inclusão Social: Desafios e Possibilidades no Cenário Brasileiro. In: II ENINED – Encontro Nacional de Informática e Educação, 2011. Disponível em: <http://www.inf.unioeste.br/epac/anais2011/artigos_enined/A5.pdf>. Acesso em: abril de 2015.

SILVA, S. C.; BECHE, R. C. E.; SOUZA, M. V. A acessibilidade na educação a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 8., 2011, Ouro Preto, Anais... Ouro Preto:: UniRede, 2011.

SILVA, S. C.; BOCK, G. L. K.; BECHE, R. C. E.; GOEDERT, L. Ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: acessibilidade nos processos de aprendizagem na educação a distância/CEAD/UDESC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém, Anais... Belém: UniRede, 2013.

SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D.; COMPAGNONI, M. V.; SCHNEIDER , F. C. A Inclusão na modalidade a distância: no discurso e na prática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.

SELLl, F. F. S.; NEVES, B. C. Desafios metodológicos para o desenvolvimento da disciplina de libras no curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.

SONDERMANN, D. V. C.; ALBERNAZ, J. M.; BALDO, Y. P.; NOBRE, I. A. M.; PASSOS, M. L. O design educacional inclusivo frente a heterogeneidade no perfil dos alunos professores em formação para educação a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.

SOUSA, I. V. A inclusão da pessoa com deficiência visual cega na educação a distância: reflexões acerca das possibilidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém, Anais... Belém: UniRede, 2013.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

Matta, C. E. da, & Ferraz, D. P. de A. (2015). LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EaD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(1), 37–50. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.33