O TRABALHO DO TUTOR NA EAD: FUNÇÃO, ATRIBUIÇÕES E RELAÇÕES ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO

Autores

  • Sandra Regina Reis UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Okçana Battini Unopar

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.372

Palavras-chave:

Tutoria, Ensino a Distância, Trabalho do Tutor

Resumo

O campo de estudo da EaD ainda carece de estudos que apontem para reflexões sobre as práticas que se realizam nos cursos nessa modalidade, bem como estudos que subsidiem caminhos para a organização e reorganização dos mesmos, fortalecendo a relação saber e fazer. Tendo como foco a tutoria, este estudo teve como objetivo refletir sobre a tutoria, destacando a função, as atribuições e as relações que se estabelecem nos cursos, com os docentes e alunos na EaD. Apresentamos, aqui, os dados coletados por meio do de uma pesquisa bibliográfica, sendo que a análise se processou com relação às atribuições da tutoria a distância e presencial. Os resultados demonstraram o reconhecimento da importância da figura do tutor nessa modalidade.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Regina Reis, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora do curso de Pedagogia - Universidade Estadual Norte do Paraná

Okçana Battini, Unopar

Professora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e Pedagogia EAD

Referências

ARETIO, L. Ga. La Educación a Distancia: de la teoria a la práctica. Barcelona: Ariel Educación, 2001.

BEHAR, P. A. et al.. Educação a distância e competências: uma articulação necessária. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRASIL. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília: MEC, 2007.

______. Ministério da Educação (MEC). Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 14 mar. 2016. Seção 1, p. 23-24.

KEARSLEY, G. Educação on-line: aprendendo e ensinando. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MACHADO, L. R.; LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. Domínio Tecnológico: saberes e fazeres na educação a distância. In: BEHAR, P.a A. (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: 2012.

PEREIRA, J. L. Cotidiano da Tutoria. In: CORRÊA, Juliane (Org.). Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SCHNEIDER, D.; SILVA, K. K. A. de; BEHAR, P. A. Competências dos atores da educação a distância. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHNEIDER, D. MP – ComEAD: modelo pedagógico baseado em competências para professores e para tutores em educação a distância. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Reis, S. R., & Battini, O. (2018). O TRABALHO DO TUTOR NA EAD: FUNÇÃO, ATRIBUIÇÕES E RELAÇÕES ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 560–570. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.372