A COVID-19 e o fim da educação a distância: um ensaio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.620

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Recursos Educacionais Digitais, Legislação Educacional

Resumo

No início de 2020, um dos efeitos da pandemia COVID-19 jogou por terra todas as barreiras legais que separam o sistema educacional em presencial ou a distância. É neste contexto que apresento ensaio com análise crítica sobre a divisão da educação em modalidades e sobre o comportamento preconceituoso em relação à EaD, manifestado por boa parte das pessoas. Também apresento argumentos sobre a proposição de que, no paradigma educacional pós-Covid19, o novo normal será a educação semipresencial mediada por recursos educacionais digitais e a categorização equivocada da educação a distância como modalidade se tornará anacrônica, visto que a aplicação dos métodos e das tecnologias educacionais hoje disponíveis ressignificará os conceitos de distância e de ensino. 

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Biografia do Autor

Ronei Ximenes Martins, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Educação, Lavras, Minas Gerais

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco na linha de pesquisa Avaliação em Psicologia Educacional (2008) e licenciado em Matemática pela UEMG-FEPESMIG (1996) é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais/Brasil. Atua nas áreas de formação de professores e de educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. É pesquisador com interesse em tecnologia educacional, formação de professores, inovação pedagógica e gestão do ensino superior. Atua como docente em cursos de licenciatura e programas de pós-graduação . Está pró-reitor de graduação da instituição no período 2016-2024.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Martins, R. X. (2020). A COVID-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 242–256. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.620