Autoformação Docente para mediação por interfaces digitais: vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.870

Palavras-chave:

Formação Docente, Interfaces Digitais, Docência Online, Educação Superior, COVID-19

Resumo

O presente artigo descreve uma experiência formativa desenvolvida junto a docentes do Ensino Superior, tendo como eixo articulador temáticas emergenciais à Docência Universitária, especialmente a partir do contexto pandêmico da COVID-19, articulando teoria e prática na produção de conhecimento sobre Mediação Pedagógica em processos formativos com utilização das Tecnologias Digitais em Rede. O processo formativo desenvolvido centrou-se na articulação entre os saberes dos partícipes, potencializando a construção colaborativa e difusão do conhecimento. O texto parte de uma discussão teórica sobre tecnologias digitais em rede, cibercultura, formação e prática docentes. Segue pela apresentação do desenho pedagógico da ação formativa desenvolvida, com reflexões sobre os praticantes e seus processos de auto/eco formação colaborativa. Encerra-se a conclusão do êxito da proposta a partir da verificação da evolução metodológica da prática docente migrando de propostas centradas no professor para um desenho aberto, colaborativo e em rede, apropriando-se de artefatos digitais como recursos mediadores.

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Biografia do Autor

Kathia Marise Sales, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, kmarise2@gmail.com

Graduada (1989)em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador , Mestre(2002) na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora (2013) em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC, (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC) . Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com vínculo efetivo desde fevereiro/1996, tendo já desempenhado variadas atividades de ensino,pesquisa e extensão, bem como de gestão universitária nesta Universidade, incluindo a de Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil - UAB e de Pró-Reitora de Ensino de Graduação (02/2015 a 02/2018). Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB, desde fev/2014. Em dezembro de 2018 foi credenciada como Professora Colaboradora do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC), vinculada à Linha "Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação". Tem experiência na área de Educação como docente, coordenadora, consultora, avaliadora e gestora em diversas instituições, tendo atuado no ensino público municipal e estadual, e desempenhado várias funções técnico-pedagógicas na Educação Básica, antes do ingresso na Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Como pesquisadora seus temas de interesse são: TDICs e Educação: mediação e práticas pedagógicas; Educação on line; Construção e Difusão do Conhecimento, com foco na Cognição.

Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, jalbuquerque@uneb.br

Doutor em Difusão do Conhecimento pela UFBA, Mestre em Administração pela UFBA, Especialista em Educação e Tecnologias e Graduado em Processamento de Dados e Administração. É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia atuando no Dept. de Ciencias Humanas/Salvador e Depto Ciencias Exatas e da Terra/Salvador. Atua como Professor Permanente do Mestrado Nacional e Profissional de Ensino de Física (MNPEF/UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). É Prof. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCTEM). Atuou na Implantação e foi Coordenador geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da UNEB. Foi membro da Câmara de Educação a Distância da Associação de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais. (ABRUEM). Atuou como consultor na implantação de cursos de graduação nas áreas de Gestão e Sistemas de Informação na modalidade EaD na Faculdade Regional de Candeias e na Faculdade Osvaldo Alves de Miranda. Áreas de interesse em pesquisa: Educação Mediada por Tecnologias; Modelos de Governança para a gestão da EaD. Metodologias Ativas; Modelagem Computacional; Dinâmica de Sistemas; Gestão da Produção e Operações Logísticas, Marketing e e-Commerce, Sistemas Locais de Produção e Inovação.

 

Edmea dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, edmeabaiana@gmail.com

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor de graduação e no Programa Pós-Graduação em (PROPED/UERJ) linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais" Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Sales, K. M., Albuquerque, J. C. M. de, & Santos, E. dos. (2022). Autoformação Docente para mediação por interfaces digitais: vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da COVID-19: . EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–18. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.870

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