ESUD e CIESUD têm abertura na tarde desta segunda-feira (9)

Hoje tivemos o início do  XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e do VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) 2020. A solenidade de abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira (09), de maneira online, devido as restrições em que o mundo se encontra em relação as medidas de proteção ao COVID 19.

Mesa Virtual de Abertura 

Estiveram presentes na mesa virtual do evento o  Reitor da Universidade Federa de Goiás (UFG), e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ediward Madureira; o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas; o Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior, Benedito Aguiar, a Coordenadora Geral do ESUD/CIESUD na UFG, Marília Goyaz; o Reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Evandro Aparecido; o Reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Elias de Padua Monteiro, e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Jerônimo Rodrigues; o presidente do The International Council for Open and Distance Education (ICDE), Neil Fassina, o presidente Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Reitor do Instituto Federal do Espirito Santo, Jadir José Pela, o presidente da Câmara de Educação a Distância (EaD), da Associação Brasileira dos reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), e reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Dilmar Barreto.

O presidente da Unirede, Prof Dr Alexandre dos Anjos, agradeceu e cumprimentou a todos e ponderou a importância do ESUD e CIESUD, já que esses eventos são considerados os maiores eventos sobre EaD em toda a América Latina. “Esses congressos fazem parte de tudo o que se discute sobre esses temas em todo o país. Eles não iniciam agora, mas sim durante todo o ano com a realização dos eventos regionais, e com a participação de muitas universidades brasileiras. Essa capilaridade deixa a sua marca no Brasil”, disse.

Presidente da UniRede, Alexandre dos Anjos

O presidente da Andifes, Reitor da UFG, e anfitrião dos congressos em 2020, Prof Dr Edward Madureira, afirmou que hoje a EaD é uma realidade e pode contribuir muito para o desenvolvimento educacional do país, principalmente depois das medidas emergências tomadas devido a pandemia mundial. “Estamos em um momento extraordinário para integração de nossas instituições e criarmos sim um sistema público de educação superior e educação tecnológica a distância”, disse.

Edward Madureira, Reitor da UFG

O Secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, considerou a importância da EaD para a atual realidade do país e afirmou que, “hoje estamos com um olhar diferente para essa modalidade de ensino. Já antes da pandemia, tivemos um grande salto do EaD em nosso país, o dados nos mostram que é por meio dessa modalidade que conseguimos dar maior oportunidades em educação aos brasileiros, disse.

Secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas

Assim como o presidente do ICDE, Neil Fassina, e membros da mesa que fizeram uso da palavra agradeceram a todos pela oportunidade de participação e desejaram um bom evento aos participantes. O ESUD e CIESUD acontecem até o dia 13 de novembro, os eventos acontecem de forma online. Acompanhe a programação aqui.

Veja mais fotos:

Posted in Notícias.