ESUD2023: 3º dia do Congresso promove debates sobre Design Thinking e Institucionalização da EaD

Aconteceu na última quarta-feira (25) o terceiro dia do 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância – ESUD|CIESUD – Edição 2023, que teve como destaque as discussões sobre Institucionalização da Educação a Distância, contando com relatos de experiências, e abordagem em Design Thinking, evidenciando os contextos pedagógicos da Educação a Distância.

A programação teve início com o Painel Temático sobre o tema “Institucionalização da EaD: experiências e modelos pedagógicos”, com as palestrantes Daiani Damm Tonetto Riedner (UFMS), Bianca Santos Bento da Silva (IFAM), Maria Luísa Furlan Costa (UEM) e Lívia Fernanda Nery da Silva (UFPI), com coordenação de Joseany Rodrigues Cruz (IFGoiano).

Já no período vespertino, foram abordadas discussões envolvendo Design Thinking, com a palestra intitulada “Design Thinking e construção de modelos pedagógicos para EaD”. A apresentação foi conduzida por Julciane Castro da Rocha da Redesenho Educacional, com mediação do Professor Alex Sandro Gomes (UFPE).

Para finalizar o terceiro dia, a apresentação cultural foi dividida em duas partes. A primeira apresentação foi do Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, em tradução literal: “Tambores festivos do reino de Ryukyu”, uma performance tipicamente japonesa. 

Às 20h, a segunda atração cultural ficou por conta do cantor Dani Black, no Teatro Glauce Rocha. O repertório explorou seu último álbum, intitulado como ‘Freqüência Rara’. O show foi gratuito e aberto para o público externo. 

O Esud 2023 foi uma parceria entre a Associação Universidade em Rede (UniRede) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Para assistir as palestras gravadas, acesse o canal do YouTube EsudCiesud ou acesse o link: https://www.youtube.com/@ESUDCIESUD

Posted in Notícias.