ESUD2023: Eleição da UniRede acontece em penúltimo dia de Congresso

Aconteceu no dia 26 de outubro, penúltimo dia do 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância – ESUD|CIESUD – Edição 2023, a eleição para o biênio 2024-2025 da Associação Universidade em Rede (UniRede). 

Foram eleitos para a gestão da Unirede para o Biênio 2024-2025 a chapa “Reconstruir e Esperançar” conduzida por Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo (UFRN) como Presidente; Alexandre Martins dos Anjos (UFMT) como Vice-Presidente; Hercules da Costa Sandim (UFMS), na representação das Instituições Federais; Valter Gomes Campos (UEG), na representação das Instituições Estaduais e Vanessa Battestin (IFES), na representação das Instituições de Educação Tecnológica. 

Como representante da região Sul foi eleito Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho (IFSul); para a região Nordeste, Lívia Fernanda Nery da Silva (UFPI); para a região Norte, Fernanda Chocron Miranda (UFPA); para a região Centro-Oeste, Jennifer de Carvalho Medeiros (IFB); representando a região Sudeste, Ângela Terumi Fushita (UFABC). 

Como representante dos Associados Colaboradores, Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG). Já como Representantes dos Associados Colaboradores por região foram eleitos Bianca Bento da Silva (UFAM), para a região Norte; Cristine Martins Gomes de Gusmão (UFPE), para a Região Nordeste; Ana Lara Casagrande UFMT), para a Região Centro-Oeste; Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa (UFES), para a Região Sudeste e Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) para a Região Sul. 

 

A PROGRAMAÇÃO

 

Sobre a programação, o evento teve início com o Painel Temático sobre “Qualidade da EaD em perspectiva comparada: Brasil, México, Argentina e Moçambique”, com as palestrantes Rosa Rita Maenza – UCEL (Argentina), Graciela Eugenia Espinosa de la Rosa – UDGVIRTUAL (México), Cristina Maria Ribeiro Loforte – UniPúnguè (Moçambique) e Daniela da Costa Britto Pereira Lima – UFG (Brasil). 

No período da tarde, a palestra foi sobre “Educação Aberta e a Distância numa perspectiva internacional”,  apresentada pela Professora Andreia Inamorato (Universitat de Barcelona), com mediação da Professora Elena Maria Mallmann (UFSM).

Após a realização da Eleição UniRede, deu-se início ao lançamento de livros, sendo alguns dos lançamentos:

  • Diretrizes para Educação a Distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – MÓDULO AÇÕES 2021 E 2022 | Escrito por: Claudete Ferreira de Jesus, Constantino Dias da Cruz, Filipe Andrade La Gatta e Vanessa Battestin.
  • Multithecas: from bookstands to instants | Escrito por: Olira Saraiva Rodrigues.
  • Educação com uso de tecnologias: conceitos e perspectivas | Escrito por: Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Lilian Giotto Zaras de Medeiros, Maria Luisa Costa Furlan.

O Esud 2023 foi uma parceria entre a Associação Universidade em Rede (UniRede) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Para assistir as palestras gravadas, acesse o canal do YouTube EsudCiesud ou acesse o link: https://www.youtube.com/@ESUDCIESUD

Posted in Notícias.