PAPEL DO COMITÊ CIENTÍFICO NO ESUD: organização e procedimentos

Autores

  • Eliesé Idalino Rodrigues Universidade Federal do Piauí
  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Leonardo Ramon Universidade Federal do Piauí
  • Karina Marcon Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Centro de Educação a Distância (CEAD).

Palavras-chave:

Educação a distância. Congresso. UniRede. JEMS.

Resumo

A experiência no acompanhamento e organização do Comitê Científico do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) e Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) tem demonstrado a importância do registro e suporte às comissões locais, responsáveis pela organização desses eventos a cada ano.  A atuação dos representantes da UniRede no Comitê Científico e a equipe do da Universidade Federal do Piauí em 2019 propiciou a sistematização de procedimentos e geração de orientações. Apresenta-se aqui a experiência com o uso do Journal and Event Management System (JEMS), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), adotado como espaço de submissão, avaliação e registro dos trabalhos submetidos ao ESUD, bem como os passos seguidos para a organização do evento em 2019 desde a customização do JEMS até a execução das apresentações e posterior confecção dos anais, visando apoiar novas edições do evento.

Biografia do Autor

Eliesé Idalino Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Trabalhos na área de Ecologia e Ficologia (fitoplâncton).

Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), especialização em Metodologia do Ensino Superior (PUCRS, 1987) e em Informática na Educação (PUCRS, 1992), mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS (1996) e doutorado em Informática na Educação pela UFRGS (2003). Foi Vice-Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) entre 2010 e 212 e Secretária de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) na gestão 2012-2016. Professora Associada III do Departamento de Psicologia Social e Institucional Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade. Como pesquisadora, os temas de interesse são educação a distância, formação de docentes e tutores para a EaD, produção de objetos de aprendizagem e suas vinculações com a cognição e os processos de subjetivação.

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Centro de Educação a Distância (CEAD).

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é graduanda em Pedagogia Licenciatura Plena EAD (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores.

Referências

DA SILVA, E. J. Competição de Avaliação de Sistema - IHC 2006 - Especificação sobre a Avaliação do JEMS. Disponível em: http://dimap.ufrn.br/ihc2006/arquivos/ ihc2006_competicao.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.

ESUD/CIESUD. XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância: Caminhos da Autoria e Criatividade na EaD. Anais [...]. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. 2.228 p.

ESUD/CIESUD. XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - Responsabilidades e Desafios para a Consolidação da EaD. Teresina. Anais [...]. Teresina: EdUFPI, 2019. 1.573p. Tema:

FRAGA, D. C.; OLIVEIRA, J. P. M. de. Biblioteca digital da SBC: disponibilizando os artigos do JEMS através de um provedor de dados compatível com OAI. Workshop de Bibliotecas Digitais, 2., 2006 out., Florianopolis, SC. Anais [...]. II Workshop De Bibliotecas Digitais. Florianopolis: SBC, 2006. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7788/000557003.pdf?sequence= 1&isAllowed=y. Acesso em: 17 fev. 2020.

TITO, D. V. et al. Avaliação da usabilidade do JEMS - Journal and Event Management System - através de avaliação heurística, ensaios de interação e questionários de satisfação. IHC '06: Proceedings of VII Brazilian Symposium on Human factors in computing systems. 7., SIMPOSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS. Natal: SBC, 2006 p. 67. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1298023.1298069. Acesso em: 18 fev. 2020.

Publicado

2020-05-15