Ensino Remoto Emergencial: reflexões de um Núcleo de Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.736

Palavras-chave:

Ensino. Educação a Distância. Gestão Escolar. Prática de Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Uma emergência de saúde pública de importância internacional desencadeou o Ensino Remoto em todo o mundo. Este estudo busca narrar a experiência de um Núcleo de Educação a Distância, na concepção e na execução do processo de transposição das aulas presenciais para aulas em mídias digitais, sob a ótica das fragilidades e das potencialidades que permearam o processo. Trata-se de um relato de experiência estruturado na relevância teórica, metodológica e política da documentação narrativa de experiências pedagógicas. A construção e a execução do plano de transposição das aulas atenderam à legislação vigente, apresentando pontos positivos e negativos e foi finalizada com depoimentos de aquisição de saberes e de recursos educativos valiosos para o aprendizado e para a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Patrícia Ribeiro Mattar Damiance, Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Assis, São Paulo, Brasil, patricia.mattar@alumni.usp.br

Doutora em Ciências pelo Programa de Ciências Odontológicas Aplicadas da FOB-USP-Bauru. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu (2012). Especialista em Enfermagem Pediátrica (2010). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2010). Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (2001). Docente dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina e do curso de licenciatura em Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis/SP (FEMA). Membro de Equipe Multidisciplinar responsável pelo acompanhamento e aprovação do material didático produzido na modalidade EAD para o curso de licenciatura em Química do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA/FEMA) - 2018/2021. Designer Instrucional do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da FEMA - 2019/2020. Experiências e vivências na área de Políticas Públicas de Saúde, Saúde Coletiva, Educação, Educação Especial e a distância.

Stelamary Aparecida Despincieri Laham, Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Assis, São Paulo, Brasil, stelamary@gmail.com

Doutoranda em Educação pela UNESP campus de Marília, na linha Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Mestre em Educação Escolar (2016) pela UNESP campus de Araraquara pela linha de Política e Gestão Educacional. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2005) e Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista UNESP (1997). Pós graduada em Transversalidade e Interdisciplinaridade em Educação pela UNOESTE-Universidade do Oeste Paulista (2003) e em Planejamento, Gestão e Implementação de Educação a Distância pela UFF-Universidade Federal Fluminense (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuou como Orientadora de Disciplina do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIVESP/UNESP-Universidade Virtual do Estado de São Paulo, campus UNESP Assis. Participou da execução e implantação do Polo de Apoio Presencial de Tarumã EaD, do Sistema Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação e Cultura. Atuou como coordenadora do Polo EaD do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB do Município de Tarumã-SP. Participou como Supervisora Administrativa e de Tutoria do Curso de Aperfeiçoamento Mediadores de Leitura, UNESP/UAB. Atua como tutora a distância do curso de Especialização em Planejamento, Gestão e Implementação de Educação a Distância pela UFF-Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Coordenadora do NEaD - Núcleo de Educação a Distância da FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis.

Mary Leiva de Faria, Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Assis, São Paulo, Brasil, ml.faria@uol.com.br

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é professor da Fundação Educacional do Município de Assis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: extração, biofilme, amido de mandioca, ensino médio e polímeros.

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

Damiance, P. R. M., Laham, S. A. D., & Faria, M. L. de. (2021). Ensino Remoto Emergencial: reflexões de um Núcleo de Educação a Distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1), 1–18. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.736

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