Dossiê: “A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.859

Palavras-chave:

rede, conhecimento, educação

Resumo

Este dossiê tem por objetivo disseminar pesquisas empíricas e teóricas sobre a educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia. Assim, apresenta-se aqui, além do contexto no qual resultou nesta oportunidade de refletir acerca do papel da educação em rede e a inovação responsáveis durante o período pandêmico, uma breve  descrição sobre os temas abordados nos diversos artigos e relatos que compuseram este dossiê. Cabe destacar que tais investigações foram produzidas a partir do evento IV Encontro Internacional de Inovação na Educação, mais conhecido como encontro do “Educação Fora da Caixa”, realizado em Florianópolis em 2021, no qual posibilitou discussões relevantes sobre os principais avanços no campo da inovação educacional com o intuito de contribuir para os desafios em época de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, marciovieiradesouza@gmail.com

Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (duas), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de mídia e conhecimento, comunicação, sociologia política, Educação a Distância, mídias digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, mídia e conhecimento, inovação na educação, educação em rede, sociologia e tecnologia, redes e mídias sociais , Análise de redes sociais (ARS), vídeo e democracia, , desenvolvimento sustentável e tecnologias da informação e da comunicação (TIC), metodologia de pesquisa e metodologias ativas na educação. Foi chefe de departamento do curso de jornalismo da UNIVALI-SC, foi professor no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Gestão em Políticas Públicas da UNIVALI-SC. Foi professor permanente do PPGTIC-UFSC. É professor Assistente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde é um dos lideres do Grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da UFSC (CNPq) e atua no Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (DEGC-UFSC). É professor permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. É supervisor do LED LAB ( Laboratório de Educação em Rede) da UFSC (CTC).

Referências

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. 6 ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2010.

MÜLLER, Felipe de Matos; SOUZA, Márcio Vieira de. FAKE NEWS: UM PROBLEMA MIDIÁTICO MULTIFACETADO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO, 8., 2018, Florianópolis. Anais do VIII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Florianópolis: Lec/Egc-Ufsc, 2018. v. 1, p. 1-15. Disponível em: https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/511. Acesso em: 18 dez. 2021.

MÜLLER, Felipe de Matos; SOUZA, Márcio Vieira de. The role of Knowledge Media in Network Education. International Journal For Innovation Education And Research, Dhaka, Bangladesh , v. 8, n. 7, p. 76-93, 7 jan. 2020.

OKADA, Alexandra et al. EDUCAÇÃO FORA DA CAIXA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM REDE: inovação da educação 2030 com a escolarização aberta. In: TEIXEIRA, Clarissa Stefani et al. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre inovação na educação. 6. ed. Florianópolis: Trem da Ilha, 2021. p. 28-44. Disponível em: https://tremdailha.com.br/produto/livro-educacao-fora-da-caixa-6-tendencias-internacionais-e-perspectivas-sobre-inovacao-na-educacao/. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, Márcio Vieira de. Mídias Digitais, Globalização, Redes e Cidadania no Brasil. In: SOUZA, Márcio Vieira de; GIGLIO, Kamil. Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária. São Paulo: Blucher, 2015. p.15-45.

TEIXEIRA, Clarissa Stefani et al. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre inovação na educação. 6. ed. Florianópolis: Trem da Ilha, 2021. 264 p. Disponível em: https://tremdailha.com.br/produto/livro-educacao-fora-da-caixa-6-tendencias-internacionais-e-perspectivas-sobre-inovacao-na-educacao/. Acesso em: 18 dez. 2021.

TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SOUZA, Márcio Vieira de (org.). EDUCAÇÃO FORA DA CAIXA: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. 4. ed. Florianópolis: Blucher, 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Souza, M. V. de. (2021). Dossiê: “A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia”. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–6. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.859

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.