Educación a distancia – teoría y práctica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.599

Palabras clave:

Educación a distancia. Educación profesional. Experiencia.

Resumen

Nosso objetivo foi provocar reflexões sobre as rupturas e sentidos que a utilização da modalidade de Educação a Distância – EaD traz à Educação Profissional. Buscando contribuir na producção de conhecimento, desenvolvemos un texto na forma ensaística, ofreciendo reflexões sobre o espaço relacional dos cursos técnicos a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Apresentamos acontecimentos, ideias e reflexões teorizadas que unem o sujeito teacher, a EaD e a instituição. Por fim, este ensayo sirve àqueles que desejam se aventurar na utilização da EaD, rompiendo com a cultura institucional, reinventando-se na práxis educativa y, principalmente, na comprensão de que a EaD está longe de ser concebida numa visão representacionista da realidade.

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Biografía del autor/a

Cinara Ourique do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Professora Adjunta do IFSul. Doutora em Educação em Ciências pela FURG. Coordenadora da Pós-graduação em Educação - Lato Sensu - IFSul e Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Educação a Distância - CNPq

Ricardo Lemos Sainz, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, ricardosainz@pelotas.ifsul.edu.br

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1999), graduação em Licenciatura Plena Currículo Especial Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2002),Especialização em Sociologia e ciência política pelo ISP - UFPel (1999), Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos de la Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) y Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial de la Universidade Federal de Pelotas (2006). É graduando em Direito pela UFPel. Actualmente es Profesor Titular del Magisterio Federal, Carrera de Ensino Básico, Técnico y Tecnológico, lotado en la Coordinación de Ciencias de la Naturaleza - Química del Campus Pelotas. Atua nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental, Licenciatura Plena em Computação, Licenciatura Plena para Formação de Graduados Não Licenciados e Engenharia Química y nos Cursos Técnicos Eletrotécnica, Eletromecânica e Comunicação Visual e, Especialização em Química Ambiental. É Co-orientador no Programa de Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais, atua em diversos Cursos do sistema UAB e ETEC-Brasil: Pedagogia (Licenciatura), Formação Pedagógica e Especialização em Educação a Distância e Mídias na Educação. Foi Diretor General do Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa - Brasil, Vice-Director do CAVG - UFPel, Diretor do CT-FRUTEMP- UFPel, Diretor Geral do Campus Pelotas Visconde da Graça do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Río Grandense. Atuou na Coordenação Geral e Adjunta dos programas federales de EAD - ETEC y UAB, bem as em Comissões Nacionais junto al Ministério da Educação. Fez parte do Basis - INEP y é Conselheiro da CTAA - INEP y Membro do BNI-INEP. Tem experiência na area of Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal e Animal atuando principalmente nos siguientes temas: agroindústria, educação, química, ensino tecnológico, Gastronomia, Serviço do Vinho e Enogastronomia, química de alimentos.Grande Experiencia Internacional em estágios, ministrando curso e palestras e recebendo homenagens em diversos países América Latina e Ibero - América. También desenvolve Orientações e pesquisas na area de TIC's, EAD, Pedagogias Práticas e Pós-Modernidade e Educação. Lidera os Grupos de Pesquisa no CNPq, intitulados "Tecnologia de Bebidas alcoólicas e não alcoólicas" y "Pós-modernidade e interdisciplinaridade no Ensino de Ciências". Coordena a Residência Pedagógica en el ámbito del IFSul y diversos proyectos de investigación, ensino y extensión en el ámbito del IFSul, CAPES, FAPERGS y CNPq.

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Publicado

2020-11-06

Cómo citar

do Nascimento, C. O., & Sainz, R. L. (2020). Educación a distancia – teoría y práctica. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(2), 04–14. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.599

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