Letramento digital: desafíos a la formación docente

Autores/as

  • Jane Santos da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jane.silva@unirio.br
  • Raphael Do Espírito Santo Mello e Pires Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, irmraphael@gmail.com
  • Diomario da Silva Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, diomariosilvajunior@gmail.com
  • Fabíola Fortes Roldan Carmo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, fabiolafortesroldan@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.613

Palabras clave:

Formación de profesores. Educación a distancia. tecnologías de la información y la comunicación.

Resumen

A Educação a Distância y o uso cada vez mais presenta de novas tecnologias da informação e comunicação em sala de aula são marcos importantes. Un análise do currículo das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro e o cenário em que vivemos no início do ano de 2020 indicam que nossos docentes não estão preparado to articular metodologias de ensino and tecnologias, tornando os grandes conglomerados lideres do processo de informatização do ensino . Ressaltamos que o artigo, porém, não se pretende à área de Tecnologia, mas aos debates sobre formação de professores, discutindo tais relações e sinalizando a necessidade imperiosa de que os future professores sejam apresentados às novas tecnologias e não se sintam diminuídos devido ao use of ferramentas como Google for Education y toda su conjunto de programas.

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Biografía del autor/a

Jane Santos da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jane.silva@unirio.br

Graduada en História pela Faculdade de Humanidades Pedro II y en Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre en Política Social y Trabalho da Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro y doutora em Serviço Social na mesma Universidade (UERJ). Actualmente es docente, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Departamento de Fundamentos da Educação da Escola de Educação.

Raphael Do Espírito Santo Mello e Pires, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, irmraphael@gmail.com

Graduado em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no âmbito de seu curso à distância (CEDERJ-UAB/ UNIRIO). Pesquisa sobre Educação a Distância e desigualdade social.

Diomario da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, diomariosilvajunior@gmail.com

Graduado en Geografía (UFRJ) e Historia (FAHUPE). Pós Graduado em História da África e do Negro no Brasil. Profesor de Educación Básica de las Redes Públicas y Privadas de Río de Janeiro. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) and doutorando na mesma instituição

Fabíola Fortes Roldan Carmo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, fabiolafortesroldan@gmail.com

Pedagoga formada por la Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestranda no program of Educação e Contextos Contemporâneos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Silva, J. S. da, Pires, R. D. E. S. M. e, Junior, D. da S., & Carmo, F. F. R. (2020). Letramento digital: desafíos a la formación docente. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(2), 15–29. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.613