Formación docente en EaD enfocada en el programa nacional para la integración de la educación profesional con la educación básica, en la modalidad de jóvenes y adultos (PROEJA)

Autores/as

  • Jadson de Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sergipe, Brasil, jadsongeo@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-6296-525X
  • Phellipe Cunha da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sergipe, Brasil, phellipecunha@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.619

Palabras clave:

Educación. Educacion basica. Formación de Profesores.

Resumen

Este artículo faz uma abordagem bibliográfica y legal acerca de la formación docente voltada al Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Youngs e Adultos (PROEJA) dentro de Educação a Distância. Desse modo, o objetivo geral foi abordar a formação docente no âmbito da Educação a Distância voltada ao PROEJA em seus aspectos conceituais e legais. Para isso, para utilizar una bibliometria como metodologia de pesquisa a fim de possibilitar a análise de parte do conjunto de publicaciones relacionadas a temática no Brasil. Ao mesmo tempo, foram elencadas as caracteristicas principais da EaD no Brasil e quais os papeis de cada um dos atores envolvidos. Percebe-se dessa maneira que a ligação entre prática-teoria-prática é essencial para que seja possível a dinamização e aprofundamento do conhecimento no processo de formação.

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
231
Nov 07 '20Nov 10 '20Nov 13 '20Nov 16 '20Nov 19 '20Nov 22 '20Nov 25 '20Nov 28 '20Dec 01 '20Dec 04 '203.0
| |

Biografía del autor/a

Jadson de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sergipe, Brasil, jadsongeo@gmail.com

Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo (PRODEMA/UFS). Especialista en Biotecnología y Meio Ambiente pela Faculdade Atlântico (FA). Licenciado en Geografía por la Universidade Federal de Sergipe (DGEI/UFS). Foi Profesor de Geografía de la Red Pública Estadual de Ensino de Alagoas (SEDUC/AL) y de la Red Pública de Ensino do Município de São Cristóvão-SE (SEMED-SC). Actualmente es Profesora de Geografía de ECIT Izaura Falcão de Carvalho (SEECT/PB). Participou de diversos projetos de pesquisas nas areas de geografia urbana, cartografia, recursos hídricos, gênero, planejamento territorial e meio ambiente.

Phellipe Cunha da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sergipe, Brasil, phellipecunha@hotmail.com

Doutor y Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA/UFS. Especialista en Ensino de Geografía y Licenciado en Geografía pela Universidade Federal de Alagoas - IGDEMA/UFAL. Profesor de Geografía pela Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba - SEECT/PB.

Citas

ARAÚJO, R. M. L. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Pr%c3%a1ticas-pedag%c3%b3gicas-e-ensino-integrado.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5840.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.

CASTRO, M. A. D. R. O trabalho docente nos cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Goiás. In: Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 427-436, set./dez. 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/25716. Acesso em: 21 abr. 2020.

GONÇALVES; L. A. A. BARONA; J. E. A. Concepções de linguagem: gramática de língua portuguesa e ensino de língua materna. In: Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 243-265, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/download/16191/13898. Acesso em: 22 abr. 2020.

GONÇALVES, M. C. P. B.; FARTES, V. L. B. O trabalho docente na educação profissional de jovens e adultos. Salvador: EDUFBA, 2010. 326 p. ISBN 978-85-232-0675-8. Disponível em: http://books.scielo.org/id/329/pdf/tenorio-9788523208912-18.pdf. Acesso em: 10 abril. 2020.

HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Relatório do Planejamento Estratégico do Proeja 2007: De Programa a Política Pública. Brasília, jun. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/planejamentoproeja2007.pdf. Acesso em: 30 abril. 2020.

MORETTO, V. Série Gestor Escola fundamentos. Disponível em: http://www.edicoessm.com.br/files/gestorescolar/. Acesso em: 20 mar. 2020.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, jun. 2008. – Brasília: MEC, SETEC, 2008. p. 23-38. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

MOURA, T. M. M. Metodologia do ensino superior: saberes e fazeres da/para a prática docente. Maceió: EDUFAL, 2007.

OLIVEIRA, A. S. A formação do professor para a educação profissional: mapeando a produção bibliográfica. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED, Vitória da Conquista, 2016. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2016/09/Anely-S-Oliveira.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI T. I.; CACETE, N. H. (Org.). Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SHIROMA, E. O.; LIMA FILHO, D. L. TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E NO PROEJA. In: Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 725-743, jul./-set. 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 22 abr. 2020.

SILVA, J. S. Formação continuada de educadores na perspectiva da educação profissional integrada à educação de jovens e adultos. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15255/1/2013_JosenildadeSouzaSilva.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.

SILVA, L. G. A. da; SAMPAIO, C. L. Trabalho e autonomia do coordenador pedagógico no contexto das políticas públicas educacionais implementadas no Estado de Goiás. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 89, p. 964-983, dez. 2015. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362015000400964&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 jul. 2020.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

VELOSO, Z. V. C. As práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos (EJA): interfaces com as políticas e diretrizes curriculares. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2014. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/1129/1/ZELIA%20VIEIRA%20CRUZ%20VELOSO.pdf. Acesso em: 06 abr. 2020.

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Santos, J. de J., & Silva, P. C. da. (2020). Formación docente en EaD enfocada en el programa nacional para la integración de la educación profesional con la educación básica, en la modalidad de jóvenes y adultos (PROEJA). EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(2), 47–60. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.619