Educação a distância – teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.599

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Profissional, Experiência

Resumo

Nosso objetivo foi provocar reflexões sobre as rupturas e sentidos que a utilização da modalidade de Educação a Distância – EaD traz à Educação Profissional. Buscando contribuir na produção de conhecimento, desenvolvemos um texto na forma ensaística, oferecendo reflexões sobre o espaço relacional dos cursos técnicos a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Apresentamos acontecimentos, ideias e reflexões teorizadas que unem o sujeito professor, a EaD e a instituição. Por fim, este ensaio serve àqueles que desejam se aventurar na utilização da EaD, rompendo com a cultura institucional, reinventando-se na práxis educativa e, principalmente, na compreensão de que a EaD está longe de ser concebida numa visão representacionista da realidade.

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Biografia do Autor

Cinara Ourique do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Professora Adjunta do IFSul. Doutora em Educação em Ciências pela FURG. Coordenadora da Pós-graduação em Educação - Lato Sensu - IFSul e Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Educação a Distância - CNPq

Ricardo Lemos Sainz, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, ricardosainz@pelotas.ifsul.edu.br

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1999), graduação em Licenciatura Plena Currículo Especial Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2002),Especialização em Sociologia e ciência política pelo ISP - UFPel (1999), Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É graduando em Direito pela UFPel. Atualmente é Professor Titular do Magistério Federal, Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotado na Coordenadoria de Ciências da Natureza - Química do Campus Pelotas. Atua nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental, Licenciatura Plena em Computação, Licenciatura Plena para Formação de Graduados Não Licenciados e Engenharia Química e nos Cursos Técnicos Eletrotécnica, Eletromecânica e Comunicação Visual e, Especialização em Química Ambiental. É Co-orientador no Programa de Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais, atua em diversos Cursos do sistema UAB e ETEC-Brasil: Pedagogia (Licenciatura), Formação Pedagógica e Especialização em Educação a Distância e Mídias na Educação. Foi Diretor Geral do Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa - Brasil, Vice-Diretor do CAVG - UFPel, Diretor do CT-FRUTEMP- UFPel, Diretor Geral do Campus Pelotas Visconde da Graça do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense. Atuou na Coordenação Geral e Adjunta dos programas federais de EAD - ETEC e UAB, bem como em Comissões Nacionais junto ao Ministério da Educação. Fez parte do Basis - INEP e , é Conselheiro da CTAA - INEP e Membro do BNI-INEP. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal e Animal atuando principalmente nos seguintes temas: agroindústria, educação, química, ensino tecnológico, Gastronomia, Serviço do Vinho e Enogastronomia, química de alimentos.Grande Experiência Internacional em estágios, ministrando curso e palestras e recebendo homenagens em diversos países América Latina e Ibero - América. Também desenvolve Orientações e pesquisas na área de TIC's, EAD, Pedagogias Práticas e Pós-Modernidade e Educação. Lidera os Grupos de Pesquisa no CNPq, intitulados "Tecnologia de Bebidas alcoólicas e não alcoólicas" e "Pós-modernidade e interdisciplinaridade no Ensino de Ciências". Coordena a Residência Pedagógica no âmbito do IFSul e diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão no âmbito do IFSul, CAPES, FAPERGS e CNPq.

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

do Nascimento, C. O., & Sainz, R. L. (2020). Educação a distância – teoria e prática . EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 04–14. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.599