Letramento digital: desafios à formação docente

Autores

  • Jane Santos da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jane.silva@unirio.br
  • Raphael Do Espírito Santo Mello e Pires Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, irmraphael@gmail.com
  • Diomario da Silva Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, diomariosilvajunior@gmail.com
  • Fabíola Fortes Roldan Carmo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, fabiolafortesroldan@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.613

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação a distância, tecnologias da informação e da comunicação

Resumo

A Educação a Distância e o uso cada vez mais presentes de novas tecnologias da informação e comunicação em sala de aula são marcos importantes. A análise do currículo das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro e o cenário em que vivemos no início do ano de 2020 indicam que nossos docentes não estão preparados para articular metodologias de ensino e tecnologias, tornando os grandes conglomerados líderes do processo de informatização do ensino. Ressaltamos que o artigo, porém, não se pretende à área de Tecnologia, mas aos debates sobre formação de professores, discutindo tais relações e sinalizando a necessidade imperiosa de que os futuros professores sejam apresentados às novas tecnologias e não se sintam diminuídos devido ao uso de ferramentas como o Google for Education e toda a sua conjunto de programas.

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Biografia do Autor

Jane Santos da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jane.silva@unirio.br

Graduada em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Política Social e Trabalho da Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutora em Serviço Social na mesma Universidade (UERJ). Atualmente é docente, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO),no Departamento de Fundamentos da Educação da Escola de Educação. 

Raphael Do Espírito Santo Mello e Pires, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, irmraphael@gmail.com

Graduado em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no âmbito de seu curso à distância (CEDERJ-UAB/ UNIRIO). Pesquisa sobre Educação a Distância e desigualdade social.

Diomario da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, diomariosilvajunior@gmail.com

Graduado em Geografia (UFRJ) e História (FAHUPE). Pós Graduado em História da África e do Negro no Brasil. Professor de Educação Básica das Redes Pública e Privada do Rio de Janeiro. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorando na mesma instituição

Fabíola Fortes Roldan Carmo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, fabiolafortesroldan@gmail.com

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestranda no programa de Educação e Contextos Contemporâneos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Silva, J. S. da, Pires, R. D. E. S. M. e, Junior, D. da S., & Carmo, F. F. R. (2020). Letramento digital: desafios à formação docente. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 15–29. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.613