Tecnologias assistivas no contexto da acessibilidade e mobilidade: possibilidades de inclusão digital de autistas na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.539

Palavras-chave:

Tecnologias Assistivas, Dispositivos móveis, Inclusão, Autismo, Educação a distância

Resumo

A popularização dos dispositivos móveis permite que novas configurações de ensino e aprendizagem se desenvolvam no cenário da mobilidade. No contexto da Educação a Distância (EaD), os recursos disponíveis nesses aparelhos, bem como os aplicativos desenvolvidos como tecnologia assistiva para autistas, podem ser potenciais emergentes para a inclusão de estudantes, promovendo acessibilidade em consonância com a perspectiva da educação inclusiva. Nessa concepção, este trabalho, que é uma versão expandida do estudo apresentado no ESUD 2019, possui abordagem qualitativa e caráter exploratório e tem por objetivo elencar aplicativos gratuitos para dispositivos móveis, que promovam acessibilidade e inclusão digital e educacional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na modalidade EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lisiane Corrêa Gomes Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestranda do curso de Pós-graduação em Educação e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul. Membro do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. Especialista em Gráfica Digital pela UFPel (2012), possui graduação em Artes Visuais - modalidade Licenciatura pela mesma universidade (2008). Possui curso técnico em Programação Visual (2008) pelo IFSul. Trabalhou junto a Universidade Aberta do Brasil situada no Instituto Federal Sul-rio-grandense, atuando na criação e desenvolvimento de materiais didáticos para educação a distância. Pertenceu a Coordenadoria de Produção e Tecnologia Educacional (CPTE) do IFSul, desempenhando a função de gestora da Equipe de Design, sendo responsável pela supervisão e execução de materiais didáticos para educação a distância de programas da Universidade Aberta do Brasil e da Rede e-Tec Brasil. Atualmente é Programadora Visual do quadro efetivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense, lotada na Coordenadoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor.

Jaison Marques Luiz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (em andamento), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Dom Bosco (2019), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2018) e Técnico em Informática formado pela Escola Técnica Capacitar (2012). Pesquisador no Grupo de pesquisa TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pesquisador no Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, seguindo a linha de pesquisa, Linguagens e letramentos nos espaços formais e não-formais integrados à educação. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, da Universidade Federal de Pelotas, seguindo a linha de pesquisa, A formação de professores para a diversidade na perspectiva da educação inclusiva.

Lisandra Xavier Guterres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, l.xguterres@gmail.com

Mestranda em Educação com ênfase em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Bacharela em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2015). É Técnica em Design de Móveis (IFSul, 2012). Realizou iniciação a docência (2019) como professora da disciplina intitulada "Tópicos Especiais em Design III: Realidade virtual e aumentada) para os alunos do Bacharel em Design e da Licenciatura em Computação. Ministrou o projeto de ensino intitulado Realidade Aumentada para Designers (2019) no IFSUL. Possui experiência no mercado profissional desde 2013, atuando como artista 3D e designer gráfico e digital em agências de publicidade. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Mediação Tecnológica na Educação, coordenado por Luis Otoni Meireles Ribeiro, no qual são desenvolvidos estudos referentes à mediação tecnológica na educação, abrangendo situações de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância, no uso da robótica educacional, de simuladores e laboratórios móveis/virtuais no contexto da conectividade, mobilidade e ubiquidade, realidade aumentada, entre outros. Possui interesse em pesquisas sobre tecnologias aplicadas à educação, aprendizagem no contexto móvel e EaD.

Luís Fernando da Silva Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui mestrado em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul (2018), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas (2012) e formação técnica em Desenho Industrial pelo IFSul (2002). Atuou junto ao Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras, no âmbito da Rede e-Tec Brasil/IFSUL, como Designer Educacional responsável pela equipe de Tecnologia da Informação. Foi bolsista (professor pesquisador) na equipe multidisciplinar da CPTE atuando como analista de sistemas e desenvolvedor de aplicações web. Responsável pelo planejamento e desenvolvimento do Catálogo de Cursos do IFSul (2012), sendo o primeiro sistema de gestão de documentos a publicizar e possibilitar o resgate histórico da organização curricular de cada curso desde o ano 2000. Criou o sistema de gerenciamento da produção de material didático (2014) para controle do fluxo dos processos de produção de materiais didáticos. Participou do desenvolvimento e implantação do sistema gerencial para bolsa formação do Sistema de Gestão de Bolsas do Ministério da Educação (2016). Tem experiência no planejamento e produção de materiais didáticos multimídia para Educação a Distância. Atualmente é gestor da equipe de TICs aplicadas à Educação na Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE). Integra o Grupo de pesquisa TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. Atua nas áreas de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de sistemas e aplicações dinâmicas para internet voltados para a área da educação, gerenciamento e controle de processos, repositório de arquivos, modelagem e ergonomia de software, instalação e gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem (LMS Moodle) e gerenciador de conteúdos (CMS Joomla).

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS). Chefiou e implantou o Departamento de Educação a Distância do IFSul. Integrou a equipe que auxiliou a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológia SETEC/MEC na elaboração do catálogo nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Implantou e coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional no CEFET-RS. Participou da implantação do Núcleo de Educação a Distância do CEFET-RS, tendo atuado em diversas ações de capacitação de docentes pra EAD junto a UNIREDE, ADIFERS, MEC/SETEC. Atua como professor no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSul. É líder do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ANDREIS, I.; RIGO, S. J. Educautism: Um sistema personalizável para o apoio à educação de crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 1, p. 1-10, jul. 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/85924. Acesso em: 28 ago. 2019.

APDIF. Aprendizagem Diferente. Disponível em: http://apdif.com/. Acesso em: 24 abr. 2019.

BERSCH, R. C. R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva, 2017. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. IBGE: Censo 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 26 ago. 2019.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei n o 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 27 dez. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 28 ago. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 06 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 05 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 28 ago. 2019.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: Corde, 2009.

BRITTO, T. C. P. et al. GAIA: uma proposta de guia de recomendações de acessibilidade web com foco em aspectos do autismo. 2016. 257 f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8683. Acesso em: 07 nov. 2018.

CAMINHA, V. L.; ASSIS, J. H. L. M. de; ALVES, P. P. (Org.). Autismo: vivências e caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.

CANDIDO, V. M. A. O "LIA": uma tecnologia assistiva no processo de construção de narrativas para alunos com autismo. 2018. 128f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores – PPGPFP) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3285. Acesso em: 28 ago. 2019.

CINTRA, R. G. G.; JESUINO, M. S.; PROENÇA, M. A. M. As possibilidades da EaD no processo de inclusão no ensino superior da pessoa com autismo: um estudo de caso. Revista de Educação, v. 14, n. 17, p. 1-86, maio 2015. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/1810/1719. Acesso em: 28 ago. 2019.

CORRÊA, Y.; VIEIRA, M. C.; SANTAROSA, L. M. C.; BIASUZ, M. C. V. Aplicativos de tradução para Libras e a busca pela validade social da Tecnologia Assistiva. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 25., 2014, Dourados. Anais [...]. Dourados: SBC, 2014. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2942. Acesso em: 28 ago. 2019.

CORTELAZZO, I. B. C. Formação de professores para uma educação inclusiva mediada pelas tecnologias. In: OMOTE, S. (org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura. Acadêmica, 2012, p. 93-120.

GASPARETTO, M. E. R. F. Tecnologias assistivas e práticas pedagógicas inclusivas: deficiência visual. In: OMOTE, S. (org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura. Acadêmica, 2012, p. 159-183.

GIL, M. Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? São Paulo: Ashoka Brasil, 2005.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

LIMA, C. R. U. Acessibilidade tecnológica e pedagógica na apropriação das tecnologias de informação e comunicação por pessoas com necessidades educacionais especiais. 2003. 186f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3709/000391527.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 ago. 2019.

MUGNOL, M. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 27, p. 335-349, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/ dialogoeducacional/article/view/3589/3505. Acesso em: 28 ago. 2019.

PASTORELLO, L. M. Perspectiva do estudo da Linguagem no Autismo. In: ASSUMPÇÃO JUNIOR, F. B.; KUCZYNSKI, E. Autismo Infantil: Novas tendências e perspectivas. São Paulo: Atheneu, 2007, p. 131-155.

ROPOLI, E. A.; MANTOAN, M. T. E.; SANTOS, M. T. C. T.; MACHADO, R. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

ROSA, V. I. Design inclusivo: processo de desenvolvimento de prancha de comunicação alternativa e aumentativa para crianças com transtorno do espectro do autismo utilizando realidade aumentada. 2018. 213f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/174392. Acesso em: 28 ago. 2018.

SILVA, J.; BRAGA, J. C.; DAMACENO, R. Estudo de Aplicativos Móveis para Deficientes Visuais no Âmbito Acadêmico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE,26. , 2015, Maceió. Anais [...]. Maceió: SBC, 2015. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5348/3711. Acesso em: 28 ago. 2019.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

VIEIRA, M.; CONFORTO, D. Aprendizagem Móvel e Multimídia: a produção de material pedagógico na perspectiva BYOD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 26, 2015, Maceió. Anais [...]. Maceió: SBC, 2015. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4996/3406. Acesso em: 27 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Silveira, L. C. G., Luiz, J. M., Guterres, L. X., Mendes, L. F. da S., & Ribeiro, L. O. M. (2020). Tecnologias assistivas no contexto da acessibilidade e mobilidade: possibilidades de inclusão digital de autistas na educação a distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 61–73. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.539