PLATAFORMAS MOOC E REDES DE COOPERAÇÃO NA EAD

Autores

  • Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul
  • Araci Hack Catapan Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.297

Palavras-chave:

Plataformas MOOC, Provedores MOOC, Redes educacionais

Resumo

O artigo analisa como é possível articular políticas e programas de EaD da educação profissional, com as soluções tecnológicas emergentes de gestão do conhecimento. Dois fundamentos devem nortear a convergência digital das tecnologias e dos recursos educacionais. O primeiro, voltado à produção e distribuição de materiais como Recursos Educacionais Abertos (REA). O segundo para o uso de suportes educacionais flexíveis, baseados em software livre. O estudo propõe um modelo teórico que integra tecnologias educacionais com políticas públicas de educação, através de plataformas MOOC e repositórios educacionais. Modelos integrados podem amparar uma política nacional que alinhe gestão e práticas pedagógicas com recursos educacionais abertos.

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Biografia do Autor

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Pós-Doutor em Educação
Doutor em Informática na Educação
Mestre em Educação e Tecnologia
Especialista em Educação Continuada e a Distância
Especialista em Controle de Processos

Araci Hack Catapan, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no MEN/PPGE/CED e no PPEGC/CTC/UFSC
Coordenadora do Grupo de Pesquisa PCEADIS/HABITATS DE INOVAÇÃO/CNPq
Nucleo ATELIERTCD (48) 3721 2924 Projetos/DSPACE
POS DOC- Universidade do Minho-Centro LGORIT MIGUIMARAES

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

Ribeiro, L. O. M., & Catapan, A. H. (2018). PLATAFORMAS MOOC E REDES DE COOPERAÇÃO NA EAD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 45–62. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.297

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