Blended learning e metodologias ativas são temáticas debatidas na nova edição da Revista EmRede

Em 2004, no Brasil, houve o primeiro movimento legal de experiência híbrida, a legislação mais recente permite que até 40% das atividades dos cursos presenciais de graduação sejam ofertados a distância.

A recente publicação da Revista EmRede (v.6 n.2) teve como tema central: “Ensino híbrido ou Blended learning. Esta edição objetiva as reflexões e marcos teórico-epistemológicos sobre as práticas híbridas de ensino. O constante crescimento das tecnologias de comunicação e as formas de convívio coletivo dentro de uma sociedade contemporânea exigem a convergência de ações presenciais e, aquelas que atuam por mediação tecnológica.

À essa convergência dá-se o nome de Ensino Híbrido ou Blended Learning, do inglês “mistura”. A aprendizagem ocorre através de atividades semipresenciais em cursos presenciais de graduação. Em 2004, no Brasil, houve o primeiro movimento legal de experiência híbrida, a legislação mais recente permite que até 40% das atividades dos cursos presenciais de graduação sejam ofertados a distância.

Trazendo contribuições de especialistas na área, a revista EmRede apresenta linhas temáticas como:

  • Marcos regulatórios da educação no Brasil: espaços e orientações para o ensino híbrido;
  • Ensino Híbrido – o que impacta na institucionalidade dos sistemas educacionais?;
  • Currículo e Ensino híbrido – princípios epistemológicos e desenhos pedagógicos;
  • Tecnologias digitais para o ensino híbrido.

Esta edição foi organizada pelos professores: Prof. Dr. Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Prof.ª Dr.ª Kathia Marise Borges Sales e Prof. Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A REVISTA

A revista EmRede – Revista de Educação a Distância (ISSN online: 2359-6082) – criada em 2014, é uma publicação mantida pela Associação Universidade em Rede (UniRede), em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior e, tem como objetivo publicar trabalhos de excelência elaborados por profissionais da área de Educação a Distância, buscando fomentar a pesquisa e o desenvolvimento pedagógico e tecnológico no contexto da educação a distância e da educação apoiada pelas novas tecnologias digitais.

Redação: Fiama Bamberg

Posted in EmRede, Notícias.