v. 6, n. 2 (2019)

Ensino Híbrido ou Blended Learning

A realidade cada vez mais comum na sociedade contemporânea, da convergência de ações em presencialidade física e ações com mediação tecnológica, impõe ao campo educacional a problematização teórica, a investigação dos artefatos computacionais e o desvendamento metodológico inerentes a essas práticas convergentes no campo formativo e da construção do conhecimento. Aliadas ao contexto de avanço tecnológico e incorporação da cultura da mediação à distância nas práticas sociais, as práticas híbridas no ensino estão na ordem do dia.

Organizado pelos profs. Prof. Dr. Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Profa. Dra. Kathia Marise Borges Sales e Prof. Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aborda os seguintes temas:

a) Marcos regulatórios da educação no Brasil: espaços e orientações para o ensino híbrido

b) Ensino híbrido – o que impacta na institucionalidade dos sistemas educacionais?

c) Currículo e ensino híbrido – princípios epistemológicos e desenhos pedagógicos

d) Tecnologias digitais para o ensino Hibrido

Sumário

Expediente

Capa e expediente
 
PDF
155-156
 
PDF
157

Dossiê Ensino Híbrido ou Blended Learning

Kathia Marise Sales, Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Marcus Tulio de Freitas Pinheiro
PDF
158-160
Emanuel do Rosário Santos Nonato, Mary Valda Souza Sales, Cézar Roberto Sarly
PDF
161-171
Maria Carolina Santos de Souza
PDF
172-183
Camila Lima Santana e Santana
PDF
184-202
Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Lídia Martins da Silva, Alexandre Martins dos Anjos
PDF
203-220
Vivian Martins, Edméa Santos
PDF
221-233
Antonio Carlos Sanches Cardoso, Danila Vasconcelos Oliveira da Luz, María de Fátima Hanaque Campos, María Martha Fernández Ricci
234-250
Aline Borba Alves
PDF
251-261
Weider A. C. Santos, Luis Paulo Mercado
PDF
262-275
Armando Paulo da Silva, Rosemeiry de Castro Prado, Elaine Pasqualini
PDF
276-287
Morgana Simões Portugal Meriguete, Ana Paula dos Santos, Marta Rodrigues da Silva, Wesley Rossetto Romanha, Marize Lyra Silva Passos, Danielli Veiga Carvalho
PDF
288-307
Jorge Maurício da Silva Brito, Evaldo Expedito dos Santos
PDF
308-322
Patrícia Ribeiro Mattar Damiance, Fernanda Cenci Queiroz, Gilcelene Bruzon, Márcia Seródio Carbone, Leandro Henrique Magalhães, Mary Leiva Faria
PDF
323-333

Artigos científicos

Adilson Gomes dos Santos, Eniel do Espírito Santo, Ariston de Lima Cardoso
PDF
334-348
Aristides Costa de Queiroz
PDF
349-359