Docência no Sistema Universidade Aberta do Brasil

uma análise sobre o docente-autor/conteudista e o docente-formador/aplicador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.680

Palavras-chave:

Educação a Distância, Docência, Sistema Universidade Aberta do Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as atividades exercidas pelos docentes-autores/conteudistas e pelos docentes-formadores/aplicadores atuantes no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, realizamos análises documentais. Depois, aplicamos um questionário virtual a 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, empreendemos 8 entrevistas semiestruturadas. Como resultado, observamos que as atividades dos trabalhadores docentes identificadas na pesquisa se mostram em consonância com a literatura da área. Além disso, conquanto existam diferenças de acordo com cada experiência, há uma padronização da docência definida pelo modelo adotado no Sistema UAB.

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Biografia do Autor

Braian Veloso, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, braiangarritoveloso@gmail.com

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar). Especialista em Educação a Distância (EaD). Suas pesquisas versam sobre a EaD e sobre a intersecção entre educação e tecnologias.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, mill@ead.ufscar.br

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: trabalho docente, tecnologias, linguagens, cognição e Educação a Distância.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Veloso, B., & Mill, D. (2021). Docência no Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma análise sobre o docente-autor/conteudista e o docente-formador/aplicador. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1), 1–16. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.680