La institucionalización de la educación a distancia como investigación, crítica y productividad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.911

Palabras clave:

institucionalização, EaD, pesquisa, crítica

Resumen

Neste ensaio, consubstanciamos produções recentes acerca da temática da institucionalização da EaD com o objetivo de construir um referencial teórico-analítico que reúne nossas contribuições para a análise do objeto como pesquisa, crítica e produtividade. Demarcamos nosso posicionamento e propusemos alternativas analíticas para perscrutar o fenômeno em investigações correlatas. Iniciamos com um esforço de definição do objeto, construindo um amálgama doutras discussões recentes. Depois, introduzimos nossa discussão relacionada aos níveis e às gradações que possibilitam um diagnóstico da institucionalização da EaD, constituindo-se como importante instrumento de análise e gestão estratégica, colimando avançar na incorporação orgânica da modalidade a distância em instituições de ensino superior. Por fim, demonstramos o dispositivo dialético que está no cerne dos movimentos que compõem o fenômeno, buscando evidenciar que as contradições geradas e mantidas pelo Sistema UAB produzem sínteses que tendem a fluir para cenários hibridizados, isto é, de superação das dicotomias entre modalidades.

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Ferreira, M., & Veloso, B. G. (2023). La institucionalización de la educación a distancia como investigación, crítica y productividad. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 10. https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.911