ARCABOUÇO LEGAL DA EAD NOS INSTITUTOS FEDERAIS, UMA OPORTUNIDADE PARA CONVERGÊNCIA ENTRE AS MODALIDADES DE ENSINO

Autores

  • Igor Radtke Bederode Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.62

Palavras-chave:

Modalidade Semipresencial, Educação Profissional, Institutos Federais

Resumo

A implantação de componentes curriculares a distância (mediados pelas tecnologias da informação e comunicação) nos cursos presenciais técnicos de nível médio e superiores dos Institutos Federais configura-se como uma oportunidade de convergência entre as modalidades de ensino a distância e presencial. Esta convergência, que está devidamente legalizada, é necessária no atual contexto educacional e constitui-se como uma via de aproximação entre a escola e o aluno contemporâneo (nativo digital). Assim sendo, o presente trabalho propõe analisar os efeitos da educação a distância e das tecnologias da informação e comunicação na educação profissional presencial, identificando, ao final, os desafios e possibilidades inerentes deste processo de convergência nos Institutos Federais.

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Biografia do Autor

Igor Radtke Bederode, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2012), Graduado em Tecnologia em Automação Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005) e em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Técnico em Eletromecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2001). Atua como professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutor em Informática na Educação, Mestre em Tecnologia, Especialista em Educação Continuada e a Distância, Especialista em Controle de Processos. Professor no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSul. É líder do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Bederode, I. R., & Ribeiro, L. O. M. (2016). ARCABOUÇO LEGAL DA EAD NOS INSTITUTOS FEDERAIS, UMA OPORTUNIDADE PARA CONVERGÊNCIA ENTRE AS MODALIDADES DE ENSINO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(2), 186–200. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.62

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