Mais um relato de experiências na Educação Superior durante a pandemia de COVID-19?

Autores

  • Giselle Martins dos Santos Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, giselle-ferreira@puc-rio.br https://orcid.org/0000-0002-8498-5390

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.758

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O presente texto consiste em um relato de experiências acerca da Educação Superior durante a pandemia de Covid-19, reunindo e adaptando textos publicados no blog acadêmico da autora, um espaço digital direcionado a professores e estudantes interessados em abordagens críticas à tecnologia educacional. Este trabalho também inclui recomendações de leitura, bem como traz apêndices com exemplos do material didático-pedagógico produzido pela autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giselle Martins dos Santos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, giselle-ferreira@puc-rio.br

Professora Adjunta no Departamento de Educação da PUC-Rio.

Pós-Doutora em Educação pela Open University do Reino Unido (2007-2008; 2014), Doutora em Música (University of York, Inglaterra, 2000; bolsista Capes), Mestre em Educação (Open University do Reino Unido, 2006), Mestre em Engenharia Elétrica (PUC-Rio, 1993; bolsista Capes), Bacharel em Música (Conservatório Brasileiro de Música, 1989), Bacharel em Engenharia Elétrica (UERJ, 1987). Membro da Advent HE (anteriormente, British Higher Education Academy) desde 2001.

Referências

CRUZ, E. G. De volta ao ciberespaço: uma alucinação consensual acadêmica . In: BANNELL, R. I.; MIZRAHI, M.; FERREIRA, G. Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2021. Disponível em: http://www.editora.puc-rio.br/media/Deseducando_a_educacao_ebook%20(1).pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.

FAUVILLE, G. et al. Zoom Exhaustion and Fatigue Scale . Social Science Research Network Repository, 15 fev. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3786329. Acesso em: 22 abr. 2021.

FERREIRA, G. Educação e Tecnologia: visões periféricas (http://visoesperiféricas.blog) – blog acadêmico da autora, especialista na área dos Estudos Críticos da Educação e Tecnologia

FERREIRA, G. M. S.; CASTIGLIONE, R. G. M. TIC na Educação: Ambientes Pessoais de Aprendizagem na perspectiva e práticas de jovens . Educação e Pesquisa, v. 44, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201702153673. Acesso em: 22 abr. 2021.

FERREIRA, G. M. S.; LEMGRUBER, M. S. Tecnologias educacionais como ferramentas: Considerações

críticas acerca de uma metáfora fundamental . Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 26, p. 112, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3864. Acesso em: 22 abr. 2021.

HOLMBERG, B. Theory and Practice of Distance Education . Londres: Routledge, 1989.

LEMGRUBER, M. S.; FERREIRA, G. M. S. Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional . Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 1, p. 15-38, jan./abr. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v23n120183351. Acesso em: 22 abr. 2021.

MILL, D. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância . Campinas: Papirus, 2018.

MOROZOV, E. To save everything, click here: The folly of technological solutionism . New Iork: Penguin Books, 2013.

PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L. T. Metodologias Ativas: uma solução simples para um problema complexo? . Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 30-56, 2019. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/5822/47965983. Acesso em: 22 abr. 2021.

SELWYN, N. Distrusting Educational Technology: Critical Questions for Changing Times . New York: Routledge, 2014.

SELWYN, N. Educação e Tecnologia: questões críticas . In: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.

VALLE, L.; BOHADANA, E. D. B. Sobre presença e distância. Reflexões filosóficas acerca da formação online . In: MILL, D.; MACIEL, C. (Org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. São Paulo: EdUFMT, 2013.

WATTERS, A. HACK EDUCATION. Blog acadêmico. Disponível em: http://hackeducation.com/

WEINBREN, D. The Open University: a history . Manchester: Manchester University Press, 2015.

WELLER, M. 25 Years of EdTech . Athabasca: Athabasca University Press, 2020. Disponível em: https://www.aupress.ca/books/120290-25-years-of-ed-tech/. Acesso em: 22 abr. 2021.

WELLER, M. The Digital Scholar: How technology is transforming scholarly practice . London: Bloomsbury, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3xiXV72. Acesso em: 22 abr. 2021.

WELLER, M. The EdTechie (http://blog.edtechie.net/) – blog acadêmico de Martin Weller, especialista na área de Educação Aberta a Distância.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Ferreira, G. M. dos S. (2021). Mais um relato de experiências na Educação Superior durante a pandemia de COVID-19?. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.758

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.