O impacto da institucionalização da educação a distância na implementação do ensino remoto emergencial: o caso da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.763

Palavras-chave:

educação a distância, tecnologias digitais, ensino remoto emergencial.

Resumo

Este artigo discute a influência da institucionalização da Educação a Distância (EaD) na implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em instituições de ensino superior durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil. O objetivo é compreender o impacto da experiência institucional em EaD no processo de implementação do ERE. O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tomado como exemplo neste trabalho, sugere que o desenvolvimento prévio de tecnologias digitais voltadas à EaD pela instituição, bem como a existência de uma estrutura organizacional para a gestão acadêmica da EaD, foram fundamentais para um processo de implementação do ERE.

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Biografia do Autor

Paulete Fridman Schwetz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, pauletefs@gmail.com

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós Graduação em Design (PGDSIGN). Atua como pesquisadora de estruturas no Laboratório de Ensaios de Modelos Estruturais (LEME) da UFRGS. Atua, também, como professora em cursos de extensão da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. É professora da Universidade Aberta do Brasil, participando dos cursos de especialização à distância de Informática Instrumental para Professores da Educação Básica. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: laje nervurada, projeto estrutural, concreto armado, simulação computacional, análise matricial de grelhas, elementos finitos e concreto permeável. Além disso, desenvolve pesquisa na área de Educação à Distância, tendo desenvolvido cursos a distância para o ensino de ferramentas computacionais.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Schwetz, P. F., DAL PAI, D., Jacques, J. J. de, & Hoffmann, A. T. (2021). O impacto da institucionalização da educação a distância na implementação do ensino remoto emergencial: o caso da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul durante a pandemia de COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.763

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