DESAFIOS DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Autores

  • Luiz Alberto Rocha Lira Fundação Coordenação de Pessoal de Nível Superior - CAPES
  • Bruno Fernandes Zenóbio Lima Fundação Coordenação de Pessoal de Nível Superior - CAPES

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.14

Palavras-chave:

políticas públicas, formação de professores, educação a distância

Resumo

O artigo discute os atuais desafios da gestão de políticas públicas educacionais para formação de professores no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). tendo por referência aspectos vinculados ao processo de indução que se estabelece por meio de gestão compartilhada entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Os dados utilizados são originários dos próprios órgãos governamentais. Partiremos também da legislação vigente disponível para discussão dos assuntos pertinentes a esse relato de experiência. Desse modo, considerando o déficit de formação profissional na área da docência no Brasil, esse estudo pretende avançar para uma discussão mais ampla a partir dos dados relativos ao controle e acompanhamento da gestão do Sistema Universidade Aberta do Brasil com foco em seus resultados, contribuições e desafios para a melhoria da Educação Pública Brasileira. 

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Publicado

2014-07-27

Como Citar

Lira, L. A. R., & Lima, B. F. Z. (2014). DESAFIOS DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 1(1), 137–151. https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.14

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