Violação de ambiente virtual de aprendizagem em tempos de pandemia: um relato de experiência

Autores

  • Marta Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil, marta.milene@ufrpe.br https://orcid.org/0000-0003-0099-6234
  • Reginete Cavalcanti Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil, reginete.pereira@ufrpe.br https://orcid.org/0000-0001-9374-1825
  • Danilo Lucena Chagas Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil, danilo.lucena@ufrpe.br https://orcid.org/0000-0002-2246-141X

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.879

Palavras-chave:

Ensino remoto. Relato de experiência. Pandemia.

Resumo

Este artigo visa descrever uma experiência de invasão de hackers a uma aula virtual utilizando uma plataforma de videoconferência no contexto de ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid 19 em uma Instituição Federal de Ensino Médio e Tecnológico. Aqui serão apresentados resultados de pesquisa bibliográfica, relato de experiência de uma docente e ações tomadas frente a esse problema de falta de segurança em aulas remotas. Crimes cibernéticos como este podem afetar seriamente as vítimas envolvidas, tanto professores como estudantes, interferindo negativamente em aspectos básicos essenciais para qualquer aprendizado: a segurança e bem-estar. Sendo a educação um dos caminhos para a construção do futuro de uma nação, espera-se que o cuidado aos ambientes virtuais de ensino seja parte das políticas públicas educacionais.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Gomes, M., Pereira, R. C. ., & Chagas, D. L. (2022). Violação de ambiente virtual de aprendizagem em tempos de pandemia: um relato de experiência. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.879